Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

NY Cosmos goleia seleção cubana em amistoso em Havana

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na primeira visita de uma equipe esportiva profissional dos EUA a Cuba desde 1999, o New York Cosmos passou com facilidade pela seleção cubana de futebol. Pouco diplomáticos, os visitantes golearam os anfitriões por 4 a 1 no amistoso disputado em Havana nesta terça-feira (2).
Foi também a primeira partida de um time americano em solo cubano desde que os líderes dos dois países -o presidente Barack Obama e o ditador Raúl Castro- anunciaram, em dezembro, o reatamento de relações diplomáticas após 53 anos de ruptura.
O Cosmos fez seus quatro gols (dois do zimbabuano Lucky Mkosana, um de Chirishian e outro de Guenzatti) no primeiro tempo e reduziu o ritmo no segundo, permitindo que Vaquero Ruiz descontasse.
A última equipe profissional americana a viajar a Cuba fora o Baltimore Orioles, time de beisebol -esporte muito popular na ilha caribenha- em 1999. O último time de futebol dos EUA havia sido o Chicago Sting, 37 anos atrás.
Em contraste com o beisebol do país, detentor de três medalhas de ouro olímpicas, os resultados do futebol cubano são pouco expressivos.
A seleção do país participou de apenas uma Copa, em 1938, mais de 20 anos antes de Fidel Castro tomar o poder. Foi eliminada nas quartas.
GRANDE FAMÍLIA
A expectativa pela partida, disputada sob chuva e com um gramado em más condições, fez com que se esgotassem os 20 mil ingressos disponíveis para assistir ao jogo no estádio Pedro Marrero.
Um dos principais chamarizes do amistoso foi a presença de outro Raúl, o ex-atacante do Real Madrid e da seleção espanhola que hoje, aos 37, é o jogador de maior destaque no elenco do Cosmos.
Raúl, que não marcou gol no jogo, classificou a partida de "histórica" e disse esperar que ela fosse "um passo a mais" para a melhora das relações entre Cuba e os EUA.
O mesmo tom foi adotado por Pelé, presidente de honra do Cosmos, time em que jogou de 1975 a 1977. Em Havana para acompanhar o amistoso, o ex-jogador brasileiro afirmou que o futebol "sempre une as pessoas".
"Nossa família é a maior do planeta. Vivemos em um mundo cheio de problemas, mas o futebol consegue passar por eles", declarou Pelé.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber