MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Senado dos EUA aprova exigência de mandado para espionagem

GIULIANA VALLONE NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que vai substituir o programa de coleta em massa dos dados telefônicos da população norte-americana pelo governo. Batizada como F

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.06.2015, 18:17:48 Editado em 27.04.2020, 19:59:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIULIANA VALLONE
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que vai substituir o programa de coleta em massa dos dados telefônicos da população norte-americana pelo governo.
Batizada como Freedom Act (Lei da Liberdade, em tradução livre), a proposta prevê que os chamados metadados -duração, data e origem das chamadas-, hoje armazenados pela NSA (Agência de Segurança Nacional), ficarão em poder das empresas de telefonia.
Para acessá-los, a agência precisará de mandados judiciais.
O projeto, que contava com o apoio do presidente Barack Obama, havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em maio. Nesta terça, os legisladores bloquearam as tentativas do líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell (Kentucky), de aprovar emendas à proposta original.
Com isso, o Freedom Act passou sem alterações e segue, agora, para a sanção do presidente.
O governo quer apressar a entrada em vigor da lei, que vai substituir ferramentas de combate ao terrorismo perdidas pelo governo na segunda-feira, após a expiração de parte da Lei Patriótica.
A NSA utilizava a Seção 215 da lei, aprovada após os atentados de 11 de setembro de 2001, para justificar a coleta em massa dos dados telefônicos.
A aprovação do projeto é o primeiro passo para conter os poderes de espionagem do governo americano desde o 11 de Setembro. Os programas de monitoramento da população foram revelados pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden há dois anos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Senado dos EUA aprova exigência de mandado para espionagem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!