Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Quase 18 mil alunos da rede pública farão a Olimpíada de matemática

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A 11ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) começa nesta terça-feira (2) com a aplicação da prova da primeira fase para quase 18 mil estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino em todo o país.
A prova será realizada nas mais de 47,5 mil escolas inscritas em 5.538 cidades -recorde de inscritos de escolas e municípios participantes. A OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).
"Muitos alunos descobrem o quão a matemática pode ser fascinante fazendo essa prova. Não são raros os casos de estudantes de escolas públicas que percebem que têm um grande talento para a matemática a partir da participação na OBMEP", diz o professor César Camacho, diretor-geral do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).
Nessa primeira etapa, os estudantes deverão resolver 20 questões objetivas (múltipla escolha) em um tempo máximo de 2h30min. De acordo com a escolaridade, os alunos foram divididos em três níveis: do sexto e sétimo ano do ensino fundamental; os que cursam o oitavo e nono ano e os estudantes do ensino médio.
A correção das provas será realizada pelos docentes das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial enviado pela coordenação da OBMEP. Cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação serão classificados para a segunda fase, que acontece no dia 12 de setembro. Nessa etapa, os participantes vão responder a seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.
Os resultados da OBMEP 2015 serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), e cerca de 46.200 com menções honrosas.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber