MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Dilma afirma que Venezuela precisa resolver conflitos 'democraticamente'

MARINA DIAS E FLÁVIA FOREQUE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Durante visita do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ao Brasil, nesta quinta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff afirmou que os dois países se preocupam com a situação da Venezuela e acredi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2015, 15:10:39 Editado em 27.04.2020, 19:59:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS E FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Durante visita do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ao Brasil, nesta quinta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff afirmou que os dois países se preocupam com a situação da Venezuela e acreditam que o governo e as forças políticas venezuelanas devem solucionar os conflitos "pacífica e democraticamente."
"Coincidimos na preocupação da situação da Venezuela e na avaliação de que seu legítimo governo e as diferentes forças políticas venezuelanas devem buscar solucionar pacífica e democraticamente, no marco institucional do país, os conflitos, adversidades e desafios existentes", disse Dilma.
A presidente afirmou ainda que o Mercosul "avançou com a incorporação da Venezuela" ao bloco, mas é preciso mais. "Não podemos nos acomodar".
Segundo ela, a prioridade para este ano é fechar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia para que o bloco de países da América do Sul possa "se adaptar às novas circunstâncias".
"Vamos propor à União Europeia que definamos a data de apresentação simultânea de nossas ofertas comerciais", disse Dilma em seu discurso de pouco mais de dez minutos no Palácio do Planalto.
"O acordo é um dos passos estratégicos na área do comércio internacional da região", completou.
Entre os principais pontos que o governo brasileiro reivindica para o acordo comercial com a UE estão os setores de transporte, alimento, químico-farmacêutico, desenvolvimento e pesquisa.
SEM ASSINATURA
A presidente Dilma disse ainda que o Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e seu segundo fornecedor estrangeiro.
Para ela, o objetivo da visita é ampliar o fluxo comercial entre os países, que, no ano passado, ficou em US$ 4,8 bilhões.
"Decidimos, ainda, conferir novo impulso à integração de cadeias produtivas a fim de aproveitar as sinergias existentes entre nossas indústrias, nos setores naval, automotivo e de produção de insumos para a geração de energia eólica", disse Dilma.
O encontro, porém, não resultou em nenhuma assinatura oficial de acordo.
Essa é a primeira visita de Vázquez ao Brasil desde que assumiu o governo do Uruguai, em março, no lugar de José Mujica.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma afirma que Venezuela precisa resolver conflitos 'democraticamente'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!