MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EI controla mais de 50% do território sírio após tomar região de Palmira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A facção radical Estado Islâmico (EI) passou a controlar mais de 50% do território da Síria após avançar sobre o deserto central do país, onde fica a cidade histórica de Palmira, tomada na quarta-feira (20) por milicianos do g

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2015, 12:40:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A facção radical Estado Islâmico (EI) passou a controlar mais de 50% do território da Síria após avançar sobre o deserto central do país, onde fica a cidade histórica de Palmira, tomada na quarta-feira (20) por milicianos do grupo.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) detalhou que os radicais dominam 95 mil quilômetros quadrados da Síria e estão presentes em nove províncias: Homs, Raqqa, Deir ez Zor, Al Hasaka, Hama, Aleppo, Damasco, Rif Damasco e Sueida.
Na capital, Damasco, os milicianos controlam partes do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk e do distrito de Hayar al Asuad, ao sul da capital, além de outras áreas.
Além de controlar metade do país, a facção se apoderou de praticamente todos os campos de petróleo e gás na Síria, depois de entrar nas duas instalações de gás da região de Palmira. O regime sírio conta agora apenas com o campo de Shaer, na província de Homs, enquanto as forças curdas controlam os campos do nordeste.
AVANÇOS DOS RADICAIS
Após oito dias de combate com tropas leais a Damasco, milicianos do EI assumiram o controle de Palmira, cidade fundada há pelo menos 4.000 anos.
O regime de Bashar Assad admitiu a derrota por meio da agência oficial Sana, ao afirmar que as tropas leais a Damasco "se retiraram depois da entrada de um grande número de terroristas do EI" na cidade.
A tomada de Palmira aumenta os temores de que o EI possa destruir todo o patrimônio histórico da região — como tem sido feito em regiões que o grupo controla no Iraque.
"Palmira é um extraordinário patrimônio da humanidade no deserto e qualquer destruição ocorrida em Palmira seria não apenas um crime de guerra, mas também uma enorme perda para a humanidade", disse Irina Bokova, diretora da Unesco, em um vídeo publicado pela organização.
Na semana passada, o EI havia assumido o controle de Ramadi, cidade localizada a 110 km da capital iraquiana, Bagdá.
Ao mesmo tempo em que avança sobre a Síria e o Iraque o grupo consolidou nos últimos dias o seu controle sobre Sirte, na Líbia, cidade do ex-ditador Muammar Gaddafi.
O EI proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e Iraque.
Os extremistas conseguiram se expandir pelo território sírio apesar dos bombardeios da coalizão internacional, iniciados em 23 de setembro do ano passado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EI controla mais de 50% do território sírio após tomar região de Palmira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!