MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Site ajuda a identificar desconhecidos mortos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para auxiliar às famílias a identificar pessoas que foram enterradas como desconhecidas, a associação de cartórios de registro civil de São Paulo desenvolveu um site no qual interliga dados de óbitos do Distrito Federal e de m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2015, 10:59:53 Editado em 27.04.2020, 19:59:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para auxiliar às famílias a identificar pessoas que foram enterradas como desconhecidas, a associação de cartórios de registro civil de São Paulo desenvolveu um site no qual interliga dados de óbitos do Distrito Federal e de mais oito Estados.
A consulta, que é gratuita, deve ser realizada no site do Registro Civil (https://www.registrocivil.org.br/#/servicos/buscaObitoDesconhecidoEntrar/). Na página, será possível realizar a busca informando dados como o Estado de origem, a cidade, a cor da pele, o sexo, e a idade. Com isso, a família conseguirá identificar em qual cartório foi realizado o cadastro. Dessa forma, a família poderá pedir no cartório ou no próprio site uma certidão de óbito, que trará dados do boletim de ocorrência.
Primeira plataforma on-line para localizar atestados de óbitos, o site reúne quase 10 milhões de registros, sendo 53 mil deles de pessoas cujos registros de óbitos foram feitos como desconhecidos em razão da ausência de identificação no momento do falecimento.
Inicialmente, o banco de dados consta com informações do Distrito Federal e dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco. Até setembro, os demais cartórios do país devem adequar seus sistemas para ingressarem na Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas.
Para o vice-presidente da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), Luis Carlos Vendramin Júnior, o serviço passa a ser uma referência para a sociedade. "Trata-se de uma prestação de serviço vital para a sociedade brasileira para auxiliar famílias que há anos enfrentam o desafio de ter perdido entes queridos sem qualquer tipo de informação, assim como a diversos órgãos públicos", disse.
A Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas foi criada após uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para auxiliar parentes de pessoas desaparecidas e possibilitar aos órgãos públicos e ao Poder Judiciário a busca e conferência gratuita de registros de óbitos para o encerramento de processos administrativos ou judiciais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Site ajuda a identificar desconhecidos mortos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!