Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Marinha da China adverte avião militar dos EUA

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Marinha chinesa emitiu oito advertências contra um avião militar americano que sobrevoou nesta quarta-feira (20) ilhas no mar do sul da China cuja posse é reivindicada pelo país asiático, relatou a rede americana de TV CNN.
Segundo a CNN, os EUA permitiram que a rede de TV tivesse acesso exclusivo a um voo de reconhecimento do P8-A Poseidon, aeronave usada para vigilância e ataques a submarinos, sobre instalações militares que vêm sendo construídas nas ilhas.
Recentemente, as Forças Armadas chinesas instalaram uma pista de pouso sobre recifes nas ilhas Spratly, território disputado também por países como Malásia e Filipinas, a 600 milhas (966 km) da costa da China.
Os EUA temem que o local, que meses atrás mal era visível em meio às ondas, torne-se em breve uma instalação militar chinesa em pleno funcionamento.
À medida que o avião se aproximou das ilhas, relata a CNN, seu sistema de rádio começou a transmitir uma mensagem em inglês: "Aqui é a Marinha chinesa. Por favor, afastem-se para evitar mal-entendidos".
O governo dos EUA, porém, planeja fazer outros voos de reconhecimento e levar navios de guerra para mais perto das ilhas. O objetivo é sinalizar que os americanos não reconhecem a reivindicação territorial da China.
Especialistas acreditam que ações militares adotadas pelo governo chinês nos últimos anos -entre elas, lançamento de um porta-aviões, equipamento de mísseis nucleares com ogivas múltiplas e construção de bases longe da costa- visam desafiar o domínio americano naquela região da Ásia.
Em janeiro de 2012, o presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou que, mesmo com os cortes previstos no orçamento militar, o país reforçaria sua presença na Ásia e no Pacífico.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber