MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

França absolve policiais envolvidos em caso que provocou revolta em 2005

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça francesa absolveu nesta segunda-feira (18) dois policiais envolvidos na morte de dois adolescentes na periferia parisiense em 2005. Na época, o episódio provocou uma onda de violência por todo o país durante três se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2015, 12:37:14 Editado em 27.04.2020, 19:59:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça francesa absolveu nesta segunda-feira (18) dois policiais envolvidos na morte de dois adolescentes na periferia parisiense em 2005. Na época, o episódio provocou uma onda de violência por todo o país durante três semanas, levando o governo a adotar estado de emergência. Teme-se que o veredito desta segunda provoque novos episódios de violência.
Em 27 de outubro de 2005, um confronto entre grupos do subúrbio de Clichy-sous-Bois em Paris terminou com uma perseguição policial e a morte por eletrocutamento dos adolescentes Bouna Traore e Zyed Benna, após se esconderem dentro de um transformador de energia.
Ao notar a presença dos jovens no local, o policial Sebastien Gaillemin recusou oferecer ajuda e disse, por rádio: "Se eles entraram no local, eu não pagaria muito caro por suas peles". A agente Stephanie Klein coordenava as comunicações por rádio e ouviu a mensagem, mas não reagiu.
O episódio provocou revolta nas periferias de cidades francesas. Durante três semanas de protesto, edifícios públicos e milhares de veículos foram incendiados, levando o governo a declarar um estado de emergência e a impor um toque de recolher.
Gaillemin e Klein eram acusados de omissão de ajuda a pessoas em situação de perigo, podendo ser condenados a até cinco anos de prisão cada um.
Os agentes foram absolvidos das acusações nesta segunda após o juiz Nigolas Leger entender que eles não são culpados por não estarem "claramente conscientes de riscos graves e iminentes" às vidas dos adolescentes no momento do incidente.
A audiência do processo aconteceu em março em um tribunal cidade de Rennes.
O advogado das famílias das vítimas, Jean-Pierre Mignard, disse que o veredito desta segunda é uma prova do "apartheid jurídico" na França.
Pouco após o anúncio do veredito, a hashtag #ZyedEtBouna estava entre os assuntos mais comentados no Twitter na França. Diversos grupos presentes em periferias da França convocaram manifestações para esta segunda-feira.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "França absolve policiais envolvidos em caso que provocou revolta em 2005"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!