MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após três dias, servidores do Itamaraty decidem suspender greve

ISABEL FLECK SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Numa votação apertada (193 votos contra 189), os servidores do Itamaraty aprovaram a suspensão da greve iniciada na última terça-feira (12) e que contou com a adesão de cerca de 400 funcionários em 83 dos 227 pos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2015, 20:58:49 Editado em 27.04.2020, 20:00:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ISABEL FLECK
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Numa votação apertada (193 votos contra 189), os servidores do Itamaraty aprovaram a suspensão da greve iniciada na última terça-feira (12) e que contou com a adesão de cerca de 400 funcionários em 83 dos 227 postos do Brasil no exterior.
Segundo o Sinditamaraty -sindicato que representa diplomatas e oficiais e assistentes de chancelaria-, foi dado um prazo de uma semana para que o ministério atenda a algumas condições definidas na assembleia desta quinta (14), antes que seja votada uma nova greve.
Entre as exigências está uma manifestação de apoio do Itamaraty às demandas sobre a garantia do pagamento do auxílio-moradia para funcionários no exterior e sobre o reenquadramento dos subsídios de todos os funcionários -que, segundo o sindicato, estão defasados em relação às demais carreiras de Estado.
O sindicato também pede a negociação sobre as horas de trabalho que o ministério prometeu descontar do salário dos grevistas pelos três dias de greve.
Segundo o Itamaraty, apesar da greve, não houve comprometimento dos serviços prestados no exterior. Mesmo nos postos em que houve mais adesão, pelo menos 30% do quadro continuou trabalhando para garantir os serviços essenciais, como emissão de vistos e passaportes de emergência.
A participação representou 20% dos 1.949 funcionários lotados no exterior -em sua maioria, oficiais e assistentes de chancelaria. Em Brasília, cerca de 250 servidores pararam -pouco menos de 20%.
Mesmo assim, o sindicato classificou como "surpreendente" a adesão. "Os funcionários do exterior queriam continuar em greve, mesmo tendo seu ponto cortado em dólar", disse Sandra Nepomuceno, presidente do Sinditamaraty.
A principal reivindicação da greve foi a garantia do pagamento do auxílio-moradia, que chegou a ser atrasado em três meses. Esta foi a primeira greve dos funcionários do Itamaraty desde 2012.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após três dias, servidores do Itamaraty decidem suspender greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!