Mais lidas
Apucarana

​Autarquia oferta 30 mil refeições por dia em Apucarana, com cardápios diferenciados

.

O prefeito Beto Preto assegura que a Educação de Apucarana passou a ter mais investimentos e mais resultados -  Foto: Divulgação
O prefeito Beto Preto assegura que a Educação de Apucarana passou a ter mais investimentos e mais resultados - Foto: Divulgação

O Departamento de Alimentação Escolar, da Autarquia Municipal de Educação, passou a dispor de dois novos e importantes equipamentos para garantir a qualidade dos alimentos servidos aos alunos de sua rede.

Uma câmara frigorífica e um veículo do tipo van refrigerada foram adquiridos recentemente com a finalidade de armazenar e transportar adequadamente alimentos considerados perecíveis, como carnes, laticínios, margarinas, frutas, verduras e legumes.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, detalha que a câmara frigorífica instalada no armazém do Departamento de Alimentação Escolar possui dimensão de 6 x 5 x 2,6 metros e capacidade de movimentação diária de até 10 toneladas. “Ela mantém os alimentos a uma temperatura que varia entre 0 e 10 graus. O investimento para a sua instalação foi de R$ 41.500,00, com receita própria da educação”, afirmou.

Já a van refrigerada Renault/Master foi adquirida pelo valor de R$ 105.899,00 e paga com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O veículo possui capacidade de carga útil de 1.490 kg e mantém os alimentos refrigerados a uma temperatura média de 8 graus.   

Marli acrescenta que os dois equipamentos vêm sendo utilizados principalmente para o acondicionamento e movimentação dos produtos provenientes da agricultura familiar. “A AME aplica 30% da verba destinada à merenda na compra de mercadorias direto dos produtores, entre hortifrutis, doces, carnes, leite e bebida láctea. Alguns desses itens são entregues pelos próprios fornecedores nas unidades de ensino, mas a distribuição de outros é de nossa responsabilidade, por isso a preocupação de investirmos em refrigeração”, explica a secretária.

Antes da aquisição dos equipamentos, sobretudo as frutas, verduras e legumes precisavam ser enviados às escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) imediatamente depois de chegarem ao armazém da merenda. “Os alimentos ficavam expostos ao risco de deterioração com as altas temperaturas do depósito e dos veículos. Agora esse problema não existe mais”, assegura Marli.  

O Departamento de Alimentação Escolar da AME conta com uma equipe de três nutricionistas, que são responsáveis pela elaboração dos cardápios das instituições de ensino, por ministrarem cursos periódicos de formação continuada às merendeiras e por realizarem o acompanhamento nutricional das crianças.

O prefeito Beto Preto assegura que a Educação de Apucarana passou a ter mais investimentos e mais resultados. “Estamos investindo em uniforme escolar, material escolar, reforma e ampliação de escolas e creches, mobiliário, equipamentos eletroeletrônicos, linha branca e renovação da frota de veículos”, relata Beto Preto.

Diariamente, cerca de 30 mil refeições são oferecidas aos alunos da rede municipal. “Nas escolas as crianças têm o café da manhã, o almoço e o café da tarde, enquanto que nos CMEIs são servidos o café da manhã, o lanche da manhã, o almoço, o café da tarde e o jantar. Além disso, alimentos especiais são disponibilizados para os alunos portadores de diabetes e intolerância ao glúten e à lactose, além da fórmula infantil Nestogeno aos bebês lactentes”, especifica Marli.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber