MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Espionagem telefônica de americanos pela NSA é ilegal, diz corte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma corte federal de apelações em Nova York decidiu nesta quinta-feira (7) que é ilegal o programa de coleta sistemática de dados telefônicos de americanos pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês). A deci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2015, 12:08:40 Editado em 27.04.2020, 20:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma corte federal de apelações em Nova York decidiu nesta quinta-feira (7) que é ilegal o programa de coleta sistemática de dados telefônicos de americanos pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).
A decisão foi tomada enquanto aumenta no Congresso a disputa sobre a possibilidade de pôr fim ao programa e substituí-lo por outra medida ou se seria necessário estendê-lo.
Em uma decisão detalhada em 97 páginas, um grupo de três juízes da Corte de Apelações dos EUA para o Segundo Circuito definiu que a seção 215 da Lei Patriótica, que permite ao FBI (polícia federal americana) coletar os registros considerados relevantes para uma investigação de contraterrorismo, não pode ser usada para justificar a coleta em massa de chamadas domésticas.
A decisão certamente deve aumentar a tensão que tem aumentado no Congresso, porque a seção da Lei Patriótica que tem sido citada para justificar o programa de espionagem vai expirar em junho se os congressistas não aprovarem um projeto para estendê-la.
Essa é a primeira vez que uma alta corte revisou o programa, que, desde 2006, vem sendo repetidamente autorizado em segredo por uma corte nacional de segurança.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Espionagem telefônica de americanos pela NSA é ilegal, diz corte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!