MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obra levará água do rio Guaió ao sistema Alto Tietê a partir de maio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma adutora de 9 km deverá levar água de um córrego entre os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Suzano até uma represa do sistema Alto Tietê, que abastece parte da porção leste da Grande São Paulo. A obra anunciada em fev

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2015, 18:23:49 Editado em 27.04.2020, 20:00:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma adutora de 9 km deverá levar água de um córrego entre os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Suzano até uma represa do sistema Alto Tietê, que abastece parte da porção leste da Grande São Paulo.
A obra anunciada em fevereiro deverá ficar pronta em maio e é uma das apostas da Sabesp e do governo do Estado para driblar a maior crise de abastecimento de São Paulo.
O projeto prevê a captação de água no rio Guaió. A partir dele, a água seguirá por 9 km de adutoras de metal e plástico de alta densidade. A capacidade é de transportar mil litros de água por segundo até o sistema Alto Tietê, que hoje produz cerca de 11 mil litros por segundo.
A obra tem como objetivo aumentar o envio de água para o sistema Alto Tietê, que nesta sexta-feira operava com 22% de sua capacidade. Além da intervenção do rio Guaió, a Sabesp e o governo Geraldo Alckmin querem também fazer a transposição de águas do Rio Grande para o Alto Tietê.
Essa segunda intervenção deverá levar 4 mil litros por segundo por duas adutoras de 11 km e tem previsão de ficar pronta em agosto. A previsão inicial, de Alckmin era de que a obra ficaria pronta em maio deste ano. Hoje, a Sabesp adota o mês de agosto como prazo.
Com a água chegada de mais água ao Alto Tietê, a Sabesp será capaz de abastecer bairros que hoje recebem água do sistema Cantareira, que é o maior da Grande São Paulo e que opera com 15,4% de sua capacidade (levando em conta a água disponível em relação ao volume útil do reservatório e seus dois volumes mortos). Entre os bairros que poderiam passar a receber água do Alto Tietê estão a Vila Medeiros e a Vila Maria, na zona norte de São Paulo, além de parte de Guarulhos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obra levará água do rio Guaió ao sistema Alto Tietê a partir de maio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!