Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Obra levará água do rio Guaió ao sistema Alto Tietê a partir de maio

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma adutora de 9 km deverá levar água de um córrego entre os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Suzano até uma represa do sistema Alto Tietê, que abastece parte da porção leste da Grande São Paulo.
A obra anunciada em fevereiro deverá ficar pronta em maio e é uma das apostas da Sabesp e do governo do Estado para driblar a maior crise de abastecimento de São Paulo.
O projeto prevê a captação de água no rio Guaió. A partir dele, a água seguirá por 9 km de adutoras de metal e plástico de alta densidade. A capacidade é de transportar mil litros de água por segundo até o sistema Alto Tietê, que hoje produz cerca de 11 mil litros por segundo.
A obra tem como objetivo aumentar o envio de água para o sistema Alto Tietê, que nesta sexta-feira operava com 22% de sua capacidade. Além da intervenção do rio Guaió, a Sabesp e o governo Geraldo Alckmin querem também fazer a transposição de águas do Rio Grande para o Alto Tietê.
Essa segunda intervenção deverá levar 4 mil litros por segundo por duas adutoras de 11 km e tem previsão de ficar pronta em agosto. A previsão inicial, de Alckmin era de que a obra ficaria pronta em maio deste ano. Hoje, a Sabesp adota o mês de agosto como prazo.
Com a água chegada de mais água ao Alto Tietê, a Sabesp será capaz de abastecer bairros que hoje recebem água do sistema Cantareira, que é o maior da Grande São Paulo e que opera com 15,4% de sua capacidade (levando em conta a água disponível em relação ao volume útil do reservatório e seus dois volumes mortos). Entre os bairros que poderiam passar a receber água do Alto Tietê estão a Vila Medeiros e a Vila Maria, na zona norte de São Paulo, além de parte de Guarulhos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber