MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Iraque diz ter matado vice de Saddam Hussein em batalha contra EI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador da Província de Salahuddin, Raed al-Jabouri, disse nesta sexta-feira (17) que Izzat Ibrahim al-Douri, vice do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein, foi morto em uma batalha contra o Estado Islâmico em Tikrit, no no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2015, 13:55:19 Editado em 27.04.2020, 20:00:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador da Província de Salahuddin, Raed al-Jabouri, disse nesta sexta-feira (17) que Izzat Ibrahim al-Douri, vice do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein, foi morto em uma batalha contra o Estado Islâmico em Tikrit, no norte do país.
O Al Baath, partido ao qual Douri era vinculado, negou a informação. O vice de Saddam é mais alto membro do último regime que ainda está foragido e chefe de uma das principais forças contrárias ao governo no país.
Segundo Jabouri, soldados do governo e milicianos xiitas o mataram quando abriram fogo contra um comboio de combatentes no leste da cidade durante a manhã. Além dele, seus nove guarda-costas foram mortos na operação.
Em entrevista, o porta-voz do partido Al Baath, Judayer al-Murshidy, negou a morte e disse que ele está vivo e no Iraque. Ele acusa o governo de difundir a informação "para diminuir o poder da resistência ou distrair a opinião pública".
O corpo do suposto vice de Saddam foi levado à capital Bagdá para uma análise de DNA, a fim de confirmar sua identidade. No entanto, ele afirma que, pelas fotos que possui e que foram divulgadas à imprensa, um dos corpos é do líder político.
PERFIL
Além de vice-presidente, Douri foi ministro do Interior e da Agricultura. Após a invasão do Iraque, em 2003, Washington tinha oferecido US$ 10 milhões de recompensa a quem desse informações que levassem a sua detenção ou morte.
Há duas semanas, ele pediu em discurso aos líderes árabes sunitas que atuassem para conter a "ameaça jihadista, a expansão dos xiitas e a dominação imperialista-sionista", embora a princípio tivesse dado apoio ao Estado Islâmico e à Al Qaeda.
Em junho de 2014, o Exército iraquiano matou seu filho, Ahmed Izzat alb Douri, durante um bombardeio contra uma reunião de supostos terroristas em Tikrit.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Iraque diz ter matado vice de Saddam Hussein em batalha contra EI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!