Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Iraque diz ter matado vice de Saddam Hussein em batalha contra EI

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador da Província de Salahuddin, Raed al-Jabouri, disse nesta sexta-feira (17) que Izzat Ibrahim al-Douri, vice do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein, foi morto em uma batalha contra o Estado Islâmico em Tikrit, no norte do país.
O Al Baath, partido ao qual Douri era vinculado, negou a informação. O vice de Saddam é mais alto membro do último regime que ainda está foragido e chefe de uma das principais forças contrárias ao governo no país.
Segundo Jabouri, soldados do governo e milicianos xiitas o mataram quando abriram fogo contra um comboio de combatentes no leste da cidade durante a manhã. Além dele, seus nove guarda-costas foram mortos na operação.
Em entrevista, o porta-voz do partido Al Baath, Judayer al-Murshidy, negou a morte e disse que ele está vivo e no Iraque. Ele acusa o governo de difundir a informação "para diminuir o poder da resistência ou distrair a opinião pública".
O corpo do suposto vice de Saddam foi levado à capital Bagdá para uma análise de DNA, a fim de confirmar sua identidade. No entanto, ele afirma que, pelas fotos que possui e que foram divulgadas à imprensa, um dos corpos é do líder político.
PERFIL
Além de vice-presidente, Douri foi ministro do Interior e da Agricultura. Após a invasão do Iraque, em 2003, Washington tinha oferecido US$ 10 milhões de recompensa a quem desse informações que levassem a sua detenção ou morte.
Há duas semanas, ele pediu em discurso aos líderes árabes sunitas que atuassem para conter a "ameaça jihadista, a expansão dos xiitas e a dominação imperialista-sionista", embora a princípio tivesse dado apoio ao Estado Islâmico e à Al Qaeda.
Em junho de 2014, o Exército iraquiano matou seu filho, Ahmed Izzat alb Douri, durante um bombardeio contra uma reunião de supostos terroristas em Tikrit.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber