Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Papa Francisco considera ir a Cuba antes de sua próxima viagem aos EUA

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Vaticano informou nesta sexta (17) que o papa Francisco considera passar por Cuba durante sua viagem oficial aos Estados Unidos, em setembro. O pontífice foi um dos principais articuladores da retomada das relações entre os dois países.
Em nota, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que as autoridades eclesiásticas negociam a visita com o regime do ditador Raúl Castro, embora o diálogo ainda esteja em um ponto muito inicial para confirmar se a viagem acontecerá.
O comunicado foi uma resposta a uma reportagem do jornal americano "The Wall Street Journal" divulgada na noite desta quinta (16), que, com informações de membros do Vaticano, levantava essa possibilidade.
Segundo a publicação, a visita à ilha comunista ocorreria antes da chegada a território americano, em 23 de setembro, quando o papa será recebido pelo presidente Barack Obama em Washington.
Ainda na capital americana, Francisco fará o primeiro discurso de um papa no Congresso antes de partir para Nova York, onde participará da Assembleia-Geral da ONU. O último evento nos EUA será o Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia.
APOIO
A visita conjugada pode ser mais um passo de Francisco no apoio à retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, anunciada em dezembro por Obama e Raúl Castro.
Na semana passada, o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, participou da Cúpula das Américas, no Panamá, onde ocorreu a primeira reunião entre mandatários dos EUA e de Cuba em mais de 50 anos.
A imprensa italiana informa que, nos próximos dias, mais um colaborador próximo do papa, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella, deverá se reunir com membros do regime cubano em Havana.
Neste ano, Cuba e o Vaticano comemoram os 80 anos do início de suas relações diplomáticas. O país já recebeu a visita dos papas João Paulo 2º, em 1988, e Bento 16, em 2012.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber