MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Câmara aprova projeto para coibir fraude com nome de pessoas mortas

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto para coibir fraudes envolvendo o uso de documento de pessoas mortas. A proposta segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Pelo projeto, de autoria do dep

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2015, 21:26:10 Editado em 27.04.2020, 20:01:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto para coibir fraudes envolvendo o uso de documento de pessoas mortas. A proposta segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Pelo projeto, de autoria do deputado Celso Russomanno (PRB-SP), os cartórios de registro civil terão que comunicar as ocorrências de óbito à Receita Federal e à Secretaria de Segurança Pública do Estado emissor da carteira de identidade do morto.
Atualmente, a comunicação dos óbitos é obrigatória apenas entre os cartórios e para a Justiça Eleitoral.
A ideia é evitar a utilização de identidades de pessoas que já morreram pelo crime organizado ou por estelionatários.
Na avaliação de parlamentares, a medida pode ainda ajudar a localizar desaparecidos.
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lembrou que a notificação à Receita Federal pode impedir que as famílias dos falecidos sejam vítimas de golpe. "Muitas delas têm de ficar limpando o nome de uma pessoa morta", afirmou.
Para Russomano, a medida é importante para inibir práticas criminosas. "Vai impedir o uso das identidades de pessoas mortas para a práticas de crimes. É muito importante avisar as secretarias de Segurança Pública para que elas possam dar baixa nos registros das identidades para evitar o uso desses documentos", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara aprova projeto para coibir fraude com nome de pessoas mortas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!