MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sargento dos EUA trocado por talebans será julgado por deserção

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sargento americano Bowe Bergdahl, que desapareceu no Afeganistão, foi capturado pelo grupo radical islâmico Taleban e libertado em maio do ano passado, será julgado por deserção, segundo informaram nesta quarta-feira (25) fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2015, 18:04:44 Editado em 27.04.2020, 20:01:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sargento americano Bowe Bergdahl, que desapareceu no Afeganistão, foi capturado pelo grupo radical islâmico Taleban e libertado em maio do ano passado, será julgado por deserção, segundo informaram nesta quarta-feira (25) fontes ligadas às Forças Armadas dos EUA.
Bergdahl sumiu em 30 de junho de 2009. Quase cinco anos depois, o sargento foi solto numa troca com cinco integrantes do Taleban que estavam presos na base dos EUA na baía de Guantánamo (Cuba).
A libertação provocou protestos de republicanos e democratas, segundo os quais o presidente Barack Obama deveria ter alertado o Congresso antes da troca de prisioneiros, o que não aconteceu.
Na mesma época da soltura, integrantes do pelotão de Bergdahl no Afeganistão o acusaram de ter desertado.
Não está claro, ainda, se Bergdahl será submetido ao julgamento de uma corte marcial, que pode levá-lo à prisão. "Ser acusado de deserção não significa que ele irá à corte marcial -há muitas outras etapas no processo", disse ao jornal "The New York Times" uma fonte do Pentágono.
Outra possibilidade é que o sargento receba uma "dispensa honrosa" caso seja considerado culpado -o que pode, segundo especialistas, prejudicar suas perspectivas de obter emprego.
Desde o ano passado, Bergdahl trabalha em funções administrativas numa base militar do Texas (EUA).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sargento dos EUA trocado por talebans será julgado por deserção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!