MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretária acusada de racismo contra médica é afastada no Paraná

LUIZ CARLOS DA CRUZ CASCAVEL, PR (FOLHAPRESS) - Acusada por uma médica negra de proferir comentários racistas sobre seu cabelo, a secretária da Saúde de Santa Helena (619 km de Curitiba) foi afastada pelo prefeito Jucerlei Satoriva (PP), que determinou a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2015, 15:59:13 Editado em 27.04.2020, 20:01:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUIZ CARLOS DA CRUZ
CASCAVEL, PR (FOLHAPRESS) - Acusada por uma médica negra de proferir comentários racistas sobre seu cabelo, a secretária da Saúde de Santa Helena (619 km de Curitiba) foi afastada pelo prefeito Jucerlei Satoriva (PP), que determinou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta da assessora.
O edital do afastamento da secretária Terezinha Madalena Bottega foi publicado no "Diário Oficial" eletrônico do município no final da tarde desta terça-feira (24), após o Ministério da Saúde cobrar explicações da prefeitura sobre o caso.
O ministério deu prazo de cinco dias para o município se manifestar. Caso contrário, a pasta informou que a prefeitura estará sujeita a sanções no âmbito administrativo do programa Mais Médicos, do qual a médica faz parte.
Em uma reunião sobre o início do trabalho na cidade, Thatiane Santos da Silva, 30, ouviu da secretária municipal que seu cabelo exala um cheiro forte, que os pacientes estão acostumados a outro "padrão" de médicos e que ela poderia sofrer preconceito.
A secretária disse à reportagem que "orientou" a médica sobre o risco de ela sofrer preconceito por parte de pacientes, mas negou ato de racismo. Na segunda-feira, o prefeito da cidade, que foi colonizada por alemães e italianos, havia dito que iria "acolher bem" Thatiane e que o comentário da secretária teve o objetivo de "proteger a médica".
Na portaria que instaurou a sindicância especial, o prefeito nomeou três servidores para apurar as denúncias. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 15 dias úteis.
A servidora Cleusinei Santos da Luz responderá interinamente pela secretaria de Saúde no lugar de Bottega.
Procurada, a médica não quis comentar o afastamento da secretária. "A advogada me orientou a não me pronunciar. O que eu tinha de fazer como mulher negra era denunciar, e isso eu já fiz. Agora é aguardar", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretária acusada de racismo contra médica é afastada no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!