Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Morre professor Hermógenes, um dos precursores da ioga no Brasil

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos precursores e maiores divulgadores da ioga no Brasil, José Hermógenes de Andrade Filho morreu na sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 94 anos, completados no último dia 9. A causa da morte não foi divulgada.
Conhecido como professor Hermógenes, ele é autor de mais de 30 livros, dentre eles "Yoga para Nervosos" e "Autoperfeição com Hatha Yoga", o primeiro manual de ioga em língua portuguesa, lançado no país em 1960.
Hermógenes nasceu em Natal (RN) e seguiu carreira militar, chegando ao posto de tenente-coronel.
Aos 35 anos, foi diagnosticado com tuberculose avançada, que quase o matou. Foi neste contexto que descobriu os ensinamentos da ioga, cujas posturas e respirações passou a praticar escondido no banheiro de casa.
Hermógenes dizia que sua transformação fora tamanha que resolveu "dedicar o resto da minha vida a mostrar o mapa da mina aos outros".
Começou a dar aulas em uma garagem e seu trabalho de divulgação o fez ser tratado como mestre.
Ele deixa duas filhas, seis netos e nove bisnetos. Sua cremação deve ocorrer domingo (15), às 15h, no Rio.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber