Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Greve dos professores completa 15 dias no Paraná

.

Os professores, estão em greve por tempo indeterminado - Foto: Joka Madruga/ APP-Sindicato
Os professores, estão em greve por tempo indeterminado - Foto: Joka Madruga/ APP-Sindicato

No Paraná, a greve dos professores estaduais completou 15 dias nesta segunda-feira (23), em meio a negociações. Diversas outras categorias de funcionários públicos também estão paradas.

A paralisação de professores e funcionários atrasou o início das aulas nas sete universidades estaduais do Paraná. Em Londrina, no norte do estado, a greve prejudica o atendimento nos hospitais universitários. O Hospital de Clínicas parou.

“Quando uma pessoa não está bem de saúde, eles têm que atender pra ver o que é. Fazer um exame pra ver o que é e olhar”, comenta o aposentado Francisco Bezerra. Quase um milhão de estudantes da rede pública do Paraná também está sem aula. E ninguém consegue renovar a carteira de habilitação desde quarta-feira quando os funcionários do departamento de trânsito aderiram ao protesto. 

A onda de greves começou com um pacote de medidas enviado pelo governo à Assembleia Legislativa que previa o corte de R$ 11 bilhões em investimentos e despesas - 25% do orçamento do estado. Os servidores estaduais reclamam que as medidas mexem nos direitos do funcionalismo público, entre eles a previdência. 

Na semana retrasada um grupo de professores ocupou a assembleia para protestar contra a votação do pacote. Os deputados chegaram num camburão e retomaram a sessão no restaurante. Houve confusão e onze pessoas ficaram feridas. O projeto acabou retirado da pauta. Professores em greve de várias cidades do estado montaram barracas e estão acampados há duas semana em frente à Assembleia Legislativa.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber