Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

​Dia da Paz: Brasil é o 91º mais pacífico entre 162 países

.

Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz", diz o clássico de 1971 "Imagine", de John Lennon. Quase 44 anos depois, evoluímos pouco. Na verdade, nos afastamos cada vez mais desse sonho. Segundo o Índice Global de Paz (IGP), divulgado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEL), desde 2007, a caminhada mundial rumo à paz, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, se interrompeu e passamos a nos afastar deste objetivo.

Nesse sentido, no Dia da Paz e da Compreensão Mundial, comemorado nesta segunda-feira (23), os países mais pacíficos têm muito o que comemorar. Entre eles, segundo o IGP, estão Islândia, Dinamarca e Áustria. O Brasil, em 91º lugar dentre os 162 países avaliados em 22 critérios, está mal no ranking graças à alta taxa de homicídios, a facilidade de acesso às armas de fogo e a sensação de violência da população. 

Conflito na Ucrânia

A Ucrânia e a Rússia, envolvidas há um ano em uma disputa separatista que se transformou em intenso conflito armado, ocupam algumas das piores posições no ranking do IGP. 

Enquanto a Ucrânia ocupa a 141ª posição, a Rússia está na 152ª. Ambos os países apresentam péssimos resultados com relação aos conflitos internos enquanto a crescente militarização da Rússia é tida como fator mais grave pelos autores do relatório..

E a situação não deve mudar tão cedo. Afinal, mesmo com diversas sanções e quebras de acordo entre a Rússia e potências ocidentais, a crise na Ucrânia parece estar longe do fim.

Confira matéria completa AQUI

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber