MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Caso de febre amarela é notificado em Alto Paraíso (GO)

O Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso de febre amarela silvestre. Trata-se de um caso isolado, de um estrangeiro que passou pela cidade de Alto Paraíso, em Goiás, e seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi diagnosticado e recebeu tratamento méd

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.02.2015, 14:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso de febre amarela silvestre. Trata-se de um caso isolado, de um estrangeiro que passou pela cidade de Alto Paraíso, em Goiás, e seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi diagnosticado e recebeu tratamento médico-hospitalar. O paciente já recebeu alta.

continua após publicidade

A vacina contra febre amarela faz parte do Calendário Nacional, sendo oferecida na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas com recomendação de vacina. Deve ser administrada aos nove meses de idade, com um reforço aos quatro anos, e para adultos, conforme orientação abaixo.

Como medida de prevenção, para residentes ou visitantes das áreas com recomendação de vacinação, o Ministério da Saúde recomenda:

continua após publicidade

A pessoa que nunca recebeu a vacina contra a doença e vai viajar para as áreas de risco deve ser vacinado com, pelo menos, 10 dias de antecedência; Quem tomou uma única dose da vacina há mais de 10 anos deve receber um reforço com uma dose; A orientação para pessoa que viaja para área de risco, sem ter sido vacina, pelo menos 10 dias antes, é que evite o acesso a áreas silvestres; Se for necessário o deslocamento a esses locais, a pessoa deve usar roupas que protejam as áreas expostas do corpo – principalmente braços e pernas – e usar repelente.    A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos. No Brasil, a doença ocorre esporadicamente, com registros de casos humanos isolados nas áreas consideradas endêmicas, principalmente na Região Amazônica e Centro-Oeste. A vacina é o principal instrumento de prevenção, com elevada eficácia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Caso de febre amarela é notificado em Alto Paraíso (GO)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!