Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Ataque a mesquita xiita deixa 19 mortos no nordeste do Paquistão

.

SÃO PAULO, SP - Três combatentes do grupo armado Taleban atacaram nesta sexta-feira (13) uma mesquita xiita em Peshawar, no nordeste do Paquistão, e deixaram 19 pessoas mortas e 67 feridas.

Segundo as autoridades locais, os milicianos entraram no templo com explosivos presos ao corpo e armas lançando granadas e disparando de forma indiscriminada contra os fiéis, que saíam das orações do dia sagrado do islamismo.

Dois dos terroristas se atearam fogo para explodir as bombas que carregavam no corpo, enquanto um terceiro foi ferido pelas forças de segurança e morreu quando era levado para o hospital.

Os feridos foram transferidos a hospitais próximos e vários deles estão em estado crítico. Imagens de câmeras de prédios vizinhos mostraram cenas de caos e pessoas fugindo do local, com o barulho de disparos ao fundo.

O ataque foi reivindicado pelo Movimento dos Talebans do Paquistão, aliado da rede terrorista Al Qaeda e principal milícia rebelde do país, em resposta à execução do extremista Mohammed Aqeel.

O militante foi enforcado em 19 de dezembro por participar de um ataque ao quartel general do Exército paquistanês em 2009, que matou 20 pessoas. A comunidade xiita declarou três dias de luto e pediu a detenção dos envolvidos no massacre. 

O ataque de hoje ocorre duas semanas depois do ocorrido em outra mesquita xiita no qual morreram 55 pessoas e outros 50 ficaram feridos no sul do Paquistão. 

Os atentados de caráter sectário no Paquistão, especialmente contra a minoria xiita, que representa 20% da população do país, aumentaram nos últimos anos no meio da intensificação geral da violência terrorista desde finais de 2012. 

Em junho de 2013, um atentado em Quetta (oeste) perto de um centro de reza xiita causou a morte de 30 pessoas e deixou outras 60 feridas, enquanto no começo de 2014, três massacres em bairros xiitas das cidades de Quetta e Karachi deixaram mais de 250 mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber