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Ministério da Justiça retira da internet propaganda criticada por intenautas

O Ministério da Justiça (MJ) retirou de sua página da rede social Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de comentários negativos na rede por

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2015, 19:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:13
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O Ministério da Justiça (MJ) retirou de sua página da rede social Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de comentários negativos na rede por parte dos usuários que acusam a campanha de conteúdo machista e de culpar as mulheres vítimas de violência pela agressão sofrida e não o autor do ato.  A foto traz três mulheres – duas delas rindo de outra - e a frase “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.

Homens e mulheres se manifestaram contra o conteúdo da peça. “Campanha para culpar a vítima e não o agressor”, escreveu uma das usuárias. Outra pessoa alega que a campanha insinua que a mulher pode ser culpada pela violência que sofreu depois de ter bebido. Outro usuário critica o fato da hashtag, a qual chamou de vergonhosa, ainda estar sendo utilizada. Em resposta às reações o MJ publicou em seu perfil um pedido de desculpas aos usuários. 

“A campanha #‎BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens de até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços”. Mesmo com o pedido de desculpes, a postagem recebeu novas críticas. Segundo o diretor de comunicação do MJ, Marcone Gonçalves, a peça estava equivocada e por isso houve uma incompreensão do material.  Ele afirma que, apesar do ministério permanecer com a campanha, todo o conteúdo das peças será reavaliado.

Gonçalves acredita que as reações foram salutar. "O ambiente democrático das redes sociais é para isso. A crítica é fundamental para o MJ fazer mais e fazer melhor ". O tema deste ano retoma a campanha feita no carnaval de 2014 e, segundo a assessoria, foi a responsável por agregar cerca de 400 mil usuários ao perfil do ministério no ano passado. A ideia é mostrar situações que podem ser causadas pelo excesso de consumo do álcool. Ainda segundo a assessoria, a campanha será lançada no carnaval e divulgada até o fim deste ano em diferentes eventos.

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