MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Alckmin diz que 3ª cota do volume não será usada por enquanto

HORTOLÂNDIA, SP - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (5) que a terceira cota do volume morto -água que fica abaixo das comportas dos reservatórios que formam o sistema Cantareira- é uma reserva importante para o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2015, 14:32:12 Editado em 27.04.2020, 20:03:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

HORTOLÂNDIA, SP - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (5) que a terceira cota do volume morto -água que fica abaixo das comportas dos reservatórios que formam o sistema Cantareira- é uma reserva importante para o período do inverno e que a Sabesp não pretende usá-la neste momento. Ele não deu detalhes, no entanto, sobre quando o volume poderá ser usado.

continua após publicidade

O inverno, que começa em 21 de junho, é considerado um período de poucas chuvas na região Sudeste, o que preocupa o governo, uma vez que a estiagem inesperada do ano passado praticamente esgotou o Cantareira. Nesta quinta (5), o sistema opera com 5,2% de sua capacidade -que já inclui a segunda cota do volume morto. A primeira cota da reserva técnica, como também é chamada, já foi usada em 2014.

"Nós não pretendemos utilizá-la [terceira cota do volume morto]. Essa é uma reserva importante para o inverno", disse Alckmin, após a inauguração de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Hortolândia (a 109 km de São Paulo), único município dos 645 do Estado de São Paulo onde ele perdeu as eleições no ano passado para o candidato do PT, Alexandre Padilha.

continua após publicidade

Atualmente, a água do sistema Cantareira é responsável por abastecer cerca de 6,2 milhões de habitantes na Grande São Paulo (antes da crise eram mais de 8 milhões), além de importantes cidades do interior como Campinas (a 93 km de São Paulo), com 1,1 milhão de habitantes, por meio de rios das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

O governador também falou sobre outra obra, emergencial, para o período de inverno, que é a interligação do sistema Rio Grande para a represa Taiaçupeba. A intenção é levar mais 2.000 litros de água por segundo para socorrer o sistema Alto Tietê, que em dezembro também passou a contar com adição do volume morto após socorrer o Cantareira.

"Queremos começar essa obra nos próximos dias e concluí-la em 120 dias. Ao todo, serão mais 4.000 litros de água por segundo [contabilizando os 2.000 litros já anunciados] para a Grande São Paulo", disse Alckmin. O Alto Tietê abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e na Grande São Paulo. Ele opera com 11% da sua capacidade, nível estável em relação à quarta-feira (4).

continua após publicidade


RACIONAMENTO E CAIXAS D´ÁGUA

O governador paulista reafirmou que não há decisão sobre um eventual racionamento na Grande São Paulo. Nesta quinta (5), a Folha de S.Paulo informou que o governo paulista e a Sabesp discutem a abrangência do rodízio de água -se será restrito à região atendida pelo Cantareira ou se estenderá à área abastecida pelo Alto Tietê.

A expectativa é que Alckmin e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, se reúnam até sexta-feira (6) para tomar uma decisão. Apesar disso, o próprio governador afirmou que, se houver um racionamento, o anúncio será feito à população com antecedência. Nesta quarta, um comitê de crise foi criado no governo paulista para discutir a questão hídrica.

continua após publicidade

Com relação ao atraso na implantação de "caixas d´água gigantes", o governador afirmou que os sete reservatórios foram implantados em "prazo recorde" de 120 dias. Segundo documento da Sabesp, 21 caixas d´água seriam instaladas ao longo de 2014. Agora, a empresa estadual informou que o restante será instalado até o final deste ano.

O reservatório metálico tem capacidade que varia de 1,5 milhão a 20 milhões de litros de água e visa ampliar o abastecimento e evitar interrupções na distribuição de bairros, em especial nas periferias. "Está tudo antecipado. Fazer um reservatório daquele tamanho, gigante, em 120 dias, é impressionante", afirmou o governador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin diz que 3ª cota do volume não será usada por enquanto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!