MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em meio a crise, Alckmin diminui imposto sobre galão de água mineral

GUSTAVO URIBE SÃO PAULO, SP - Em meio ao agravamento da crise da água, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta segunda-feira (2) decreto que reduz o imposto sobre os galões de água mineral. A medida diminui de 18% para 7% a alí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2015, 19:09:25 Editado em 27.04.2020, 20:03:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUSTAVO URIBE
SÃO PAULO, SP - Em meio ao agravamento da crise da água, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta segunda-feira (2) decreto que reduz o imposto sobre os galões de água mineral.
A medida diminui de 18% para 7% a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre embalagens retornáveis de 10 e 20 litros.
A redução deveu-se a mudança na categoria de classificação do galão de água de "bebida fria", o que inclui refrigerante e cerveja, para "alimentos", que abrange produtos da cesta básica.
A expectativa de entidades do setor é de que a iniciativa, que deve ser publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial do Estado, barateie em até 6% o preço final.
Na Grande São Paulo, um galão de água de 20 litros, que custa em média R$ 9, passaria a ser vendido a R$ 8,45.
"A medida vai estimular produção e oferta e o preço deverá ser equalizado. É claro que isso depende do comportamento da oferta e da demanda", explicou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (Abinam), Carlos Alberto Lancia.
Segundo a reportagem apurou, o governo estadual espera que a medida ajude a controlar o aumento do preço do galão de água na Grande São Paulo.
A expectativa de um rodízio de água tem levado a uma corrida em busca de galões em bairros da Grande São Paulo, o que elevou os preços em alguns mercados e comércios.
De acordo com Lancia, a entidade nacional reivindica há oito anos a mudança, que já foi adotada no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em meio a crise, Alckmin diminui imposto sobre galão de água mineral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!