Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

UEL oferece 390 vagas para novas turmas do Parfor

.

Foto: arquivo
Foto: arquivo

Está aberto até o dia 13 de março o período de pré-inscrições para professores da Educação Básica de escolas públicas interessados em cursos superiores oferecidos por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), do Ministério da Educação. As pré-inscrições podem ser feitas somente pela Plataforma Freire, no endereço freire.capes.gov.br, até o dia 13 de março. 

As aulas começam no segundo semestre, no Campus da UEL, em Londrina. Outras informações podem pelo telefone 3371-4642 ou pelo e-mail parfor@uel.br. Este ano, além de Pedagogia e do Programa de Formação Pedagógica, a UEL oferece licenciaturas nas áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Música e Química. São 30 vagas em cada curso, totalizando 390. 

A coordenadora geral do Parfor na UEL, Maria Irene Pelegrino, informa que 576 professores já se beneficiaram das ofertas de cursos feitas pela instituição, que formou 28 turmas e tem cinco em andamento, com 92 alunos. No entanto, afirma ela, ainda existem muitos profissionais do ensino público que tem a ganhar com o Parfor. 

No Paraná estima-se em 23 mil o número de professores de escolas públicas atuando em sala de aula fora de sua área de formação. Uma novidade este ano é que poderão se pré-inscrever outros profissionais da rede pública de educação básica, que estejam cadastrados no Educacenso. 

Atendidos os professores interessados, novas vagas poderão ser destinadas a auxiliares ou assistentes educacionais ou ainda profissionais e monitores de atividades complementares. 

HISTÓRICO 

O Parfor é um programa emergencial de formação e aperfeiçoamento de professores, existente desde 2009, que permite aos profissionais do ensino fazer cursos superiores com aulas aos sábados, feriados e em períodos concentrados, nas férias. 

Na UEL foram diplomados 380 professores que obtiveram sua primeira licenciatura ou uma segunda. Também foram beneficiados profissionais com formação pedagógica (para professores de cursos profissionalizantes). 

O programa busca proporcionar a licenciatura em Pedagogia para professores ou tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que não tenham formação superior. A duração do curso é de três anos a três anos e meio. 

Outro objetivo é proporcionar uma segunda licenciatura aos professores que já sejam licenciados, mas que atuem em área diferente da sua formação. Neste caso, o professor deve comprovar que tem pelo menos três anos de exercício no magistério na educação básica e fazer sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra. A duração do curso, para estes, é de dois anos a dois anos e meio. 

Informações - prof. Maria Irene Pelegrino -(43) 3371-4642 / 9945-2031

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber