Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Sanepar trata mais de 60 mil toneladas de resíduos sólidos/ano

.

Sanepar trata mais de 60 mil toneladas de resíduos por ano.Foto: Divulgação Sanepar
Sanepar trata mais de 60 mil toneladas de resíduos por ano.Foto: Divulgação Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), além de garantir água tratada para a população de 345 municípios paranaenses e coletar e tratar esgoto de 174 cidades, também atua na área de resíduos sólidos. A Companhia é responsável pelos aterros sanitários de Apucarana, Cianorte e Cornélio Procópio.

O Aterro de Cianorte recebe os resíduos de dois distritos (Vidigal e São Lourenço) e dos municípios de Terra Boa e de São Tomé. São tratadas, por ano, 60 mil toneladas de resíduos. Só o Aterro de Cianorte dispõe, por mês, cerca de 1.800 toneladas de resíduos. É o primeiro aterro sanitário do Brasil sob gestão de uma companhia estadual de saneamento a ter a certificação ISO 14001, concedida quando são cumpridas todas as normas ambientais.

Em 2014, a certificação foi confirmada e o Aterro de Cianorte obteve também a certificação interna da norma ISO 31000, que trata do sistema de gestão de riscos ambientais. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Sanepar também desenvolve no Aterro de Cianorte um importante trabalho de educação ambiental junto à comunidade. No local, a companhia mantém um Centro de Educação Ambiental para capacitação de professores e alunos. O processamento do lixo e sua disposição final são representados em uma maquete. 

Os visitantes também podem percorrer o local, num roteiro preparado para informar adequadamente sobre o funcionamento da unidade. Para que as crianças aprendam como fazer a correta classificação dos materiais, o aterro conta com uma esteira de separação do lixo, que permite que a criançada faça a separação usando resíduos sólidos de brinquedo, como sanduíches, frutas e alimentos.A Sanepar também oferece o curso de capacitação em Educação Socioambiental à distância, com ênfase em resíduos sólidos.

DISPOSIÇÃO FINAL
- Em Apucarana, a Sanepar gerencia o aterro nas etapas de recebimento, tratamento e disposição final de resíduos. São dispostos diariamente 80 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos no aterro. Em Cornélio Procópio, são realizados a gestão da coleta, transporte, transbordo, recebimento, tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. O aterro recebe mensalmente em torno de 900 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos.

ECOCIDADÃO - Para reduzir o volume de resíduos lançados em mananciais, córregos e rios, ampliar a vida útil dos aterros sanitários e promover renda aos catadores, a Sanepar desenvolve, em parceria com o Provopar Estadual Ação Social, o programa Ecocidadão Paraná em 40 municípios que recebem apoio à organização de associações e cooperativas de catadores de material reciclável.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber