MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estatização de garagens estimulará concorrência, diz Haddad

ARTUR RODRIGUES SÃO PAULO, SP - O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou neste sábado (31) que a estatização das garagens das empresas de ônibus é "crucial" e que remove obstáculos para que novas companhias, inclusive do exterior, possam concorrer na próx

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2015, 21:16:36 Editado em 27.04.2020, 20:03:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ARTUR RODRIGUES
SÃO PAULO, SP - O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou neste sábado (31) que a estatização das garagens das empresas de ônibus é "crucial" e que remove obstáculos para que novas companhias, inclusive do exterior, possam concorrer na próxima licitação.
Atualmente, a administração municipal tenta aumentar o nível de concorrência do setor, formado pelas mesmas grandes empresas há décadas. A licitação do transporte deve ser internacional e ocorrerá neste ano.
A Folha de S.Paulo revelou neste sábado os planos da gestão para desapropriar as garagens.
"Identificamos que uma das barreiras importantes era justamente a propriedade das garagens. Isso inviabiliza um planejamento por parte de um concorrente. Ele diz: eu tenho frota, sou capaz de ganhar a licitação mas onde vou estacionar minha frota? Não tenho terrenos na cidade", disse, durante a reinauguração do Teatro Flávio Império, em Cangaíba (zona leste de SP).
"[A medida] permite que empresários do Brasil e exterior não vejam esse problema como um obstáculo à disputa e possam entrar no mercado de São Paulo com o preço e a qualidade", acrescentou o prefeito.
A reportagem apurou que a administração municipal já foi sondada por empresas que atuam em outros países, como a Inglaterra.
Ele afirmou que ainda não foi estimado o valor a ser gasto nas desapropriações das garagens, que será definido pelo judiciário. "Mas a decisão está tomada. Vamos publicar os decretos de utilidade pública que tem vigência de cinco anos", afirmou.
A prefeitura avalia que o valor gasto pode ser ínfimo se a medida resultar em melhores preços na concorrência entre as empresas.
O lucro médio das empresas nos dez anos do contrato encerrado em 2013 foi de 18,6%, valor compatível com o que era estimado pela SPTrans na época do contrato do transporte municipal, em 2003. No entanto, atualmente, as taxas de retorno praticadas chegam à casa de 7% em outros tipos de concessão.
Os dados finais do raio-X das contas do transporte público, feito pela Ernst & Young, foram apresentados nesta quinta (11). O trabalho, que custou R$ 4 milhões, foi uma das respostas do prefeito às manifestações de 2013.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estatização de garagens estimulará concorrência, diz Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!