Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Ataque aéreo mata especialista em armas químicas do Estado Islâmico

.

SÃO PAULO, SP - Um ataque aéreo da coalizão liderada pelos EUA matou Abu Malik, especialista em armas químicas do Estado Islâmico (EI), anunciou neste sábado (31) o Exército americano em um comunicado.
Malik atuou como engenheiro de armamento químico sob o regime do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein antes de aderir à Al Qaeda no Iraque e então ao EI.
Segundo o comunicado do Exército, seu treinamento forneceu à facção "o conhecimento para buscar se capacitar com armas nucleares".
Malik foi morto perto de Mosul, no norte do Iraque, em 24 de janeiro. A cidade, que é a segunda maior do Iraque, foi capturada pela milícia no ano passado.
De acordo com os EUA, espera-se que sua morte "prejudique" o EI e enfraqueça sua habilidade de produzir e usar armamento químico.
O Estado Islâmico controla amplas áreas da Síria. Embora Damasco tenha destruído suas armas químicas, nem todos os estoques foram contabilizados.
Mas, apesar de haver frequentes informações de que a facção usou gás de cloro, não há evidências de que tenha acumulado uma quantidade significativa de armamento não convencional.
Os EUA e seus aliados têm atacado posições do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, destruindo equipamentos militares e matando seus combatentes. Desde agosto, foram lançados quase 2.000 ataques aéreos contra o EI.
Chefes militares esperam poder retomar o controle de Mosul com o auxílio das forças iraquianas a partir de março. No entanto, há temores de que as tropas do Iraque não estejam prontas para as ações de combate que são necessárias no terreno.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber