MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Um preso morre e quatro ficam feridos em tumulto em presídio do Recife

SÃO PAULO, SP - Um preso morreu e outros quatro ficaram feridos durante tumulto no Complexo Prisional do Curado, no Recife, na manhã deste sábado (31). É a quarta morte apenas neste mês no complexo, situação que levou o governo pernambucano a decretar es

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2015, 14:52:04 Editado em 27.04.2020, 20:03:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Um preso morreu e outros quatro ficaram feridos durante tumulto no Complexo Prisional do Curado, no Recife, na manhã deste sábado (31).
É a quarta morte apenas neste mês no complexo, situação que levou o governo pernambucano a decretar estado de emergência no sistema penitenciário estadual. Em rebelião na semana passada, um preso foi decapitado e outras duas pessoas morreram.
David Bezerra dos Santos, 20, morreu na manhã deste sábado depois de dar entrada no hospital Otávio de Freitas, segundo a Seres (Secretaria Executiva de Ressocialização).
O incidente ocorreu pela manhã, antes da chegada de familiares para a visita íntima. O governo não deu detalhes do motivo que principiou o tumulto, que foi contido por agentes de segurança.
Dois detentos, Alisson Avelino da Silva, 21, e Diogo Santos de Lima, 20, ficaram feridos e passavam por cirurgia no início desta tarde no mesmo hospital.
Com ferimentos leves, outros dois presos, cujos nomes não foram divulgados, foram atendidos na própria enfermaria do complexo.
A secretaria informou que foi aberto inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Santos.
Em assembleia na noite de quinta-feira (29), os agentes penitenciários de Pernambuco decidiram trabalhar em "operação padrão", o que, na prática, traz lentidão aos procedimentos dentro do complexo.
Desta forma, o funcionários afirmam que irão seguir todas as normas previstas pelo código de conduta para a atuação dos profissionais, como liberar a entrada de visitas nos horários previstos e fazer conduções e transferência de presos apenas com a quantidade mínima de agentes.
"Vamos cumprir à risca o que estabelece a norma", afirmou o presidente do sindicato, Nivaldo de Oliveira.
"Nós temos o procedimento operacional padrão, que é a regra básica de trabalho para o agente penitenciário, mas que muitas vezes não é seguida por pressão da direção ou pela falta de condições de executar esse procedimento."
Um dos mais superlotados do país, o complexo do Curado abriga 6.862 homens em um espaço para, no máximo, 2.114. Além dos três mortos na semana passada, 29 presos ficaram feridos no motim.
O Estado oferece atualmente 12 mil vagas para uma realidade de 32 mil presos, o que significa um deficit de cerca de 20 mil vagas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Um preso morre e quatro ficam feridos em tumulto em presídio do Recife"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!