MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Atores pedem que Reino Unido perdoe 49 mil processados por serem gays

SÃO PAULO, SP - Os atores britânicos Benedict Cumberbatch e Stephen Fry assinaram uma carta aberta ao governo britânico, pedindo que conceda perdão a 49.000 homens processados no passado por serem homossexuais com o uso de uma lei do século 19. Muitos del

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2015, 09:49:28 Editado em 27.04.2020, 20:03:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Os atores britânicos Benedict Cumberbatch e Stephen Fry assinaram uma carta aberta ao governo britânico, pedindo que conceda perdão a 49.000 homens processados no passado por serem homossexuais com o uso de uma lei do século 19. Muitos deles cometeram suicídio.
A carta será entregue ao governo britânico e aos duques de Cambridge, o príncipe William e sua mulher, Kate. "Depende dos jovens líderes de hoje, incluídos os duques de Cambridge, reconhecer essa mancha em nossa história e não permitir que ela se mantenha", diz o texto.
Também assinam a carta os parentes de Alan Turing, um dos pais da inteligência artificial e um dos responsáveis por decifrar o código de uma máquina usada para dar sigilo a mensagens da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. A carta o classifica como "um dos grandes heróis do século 20", pois seu trabalho foi crucial na vitória dos aliados contra o nazismo.
Cumberbatch, mundialmente conhecido pelo papel de Sherlock Holmes na série da BBC, interpreta Turing em "O Jogo da Imitação", que acaba de estrear no Brasil. O filme conta a história do matemático, condenado por "indecência grave" em 1952. Dois anos depois de ser quimicamente castrado, Turing se suicidou.
Apenas em 2013, a rainha Elizabeth lhe concedeu perdão oficial, quatro anos depois de o primeiro-ministro Gordon Brown oferecer desculpas pela forma como Turing foi tratado em sua época.
Agora, a campanha de Cumberbatch e Fry pede que se faça o mesmo com milhares de homens condenados da mesma maneira por um artigo da lei criminal datado de 1885.
Dos quase 50 mil homens processados na época, o grupo estima que cerca de 15 mil ainda estejam vivos, embora muitos, como Turing, tenham cometido suicídio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Atores pedem que Reino Unido perdoe 49 mil processados por serem gays"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!