MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em comício, premiê diz que Syriza deixará 'Europa contra a Grécia'

ATENAS, GRÉCIA - O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, fez nesta sexta-feira (23) um apelo aos gregos para evitar uma vitória do partido de esquerda radical Syriza nas eleições deste domingo (25).  "O Syriza não vai mudar a Europa, mas deixará

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2015, 18:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ATENAS, GRÉCIA - O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, fez nesta sexta-feira (23) um apelo aos gregos para evitar uma vitória do partido de esquerda radical Syriza nas eleições deste domingo (25). 

continua após publicidade

"O Syriza não vai mudar a Europa, mas deixará a Europa contra a Grécia", disse, no último comício de campanha, em Atenas. 

Samaras pertence ao partido Nova Democracia, que está em segundo lugar nas pesquisas, atrás do Syriza. 

continua após publicidade

A legenda de esquerda defende, entre outras coisas, romper com as medidas de austeridade, que foram negociadas na crise de 2010 em troca do socorro recebido de 245 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu. 

"Eles (Syriza) vão nos levar ao ponto de precisar fazer novos empréstimos", disse Samaras. 

A Grécia apresentou em 2014 sinais de que saiu da recessão, mas seu desemprego continua o mais alto da Europa -cerca de 26%. Para o Syriza, liderada pelo político Alexis Tsipras, a austeridade fiscal não trouxe benefícios à população. 

continua após publicidade

A chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel, reafirmou nesta sexta (23) o desejo de que a Grécia continue na zona do euro, mesmo com a vitória do Syriza. "Eu quero que a Grécia, apesar das dificuldades, permaneça como parte de nossa história", afirmou. 

Uma eventual vitória do Syriza preocupa as lideranças europeias porque pode representar mudança nas relações gregas no bloco e atingir o continente. 

Ao todo, são 300 cadeiras do Parlamento em jogo para os votos de 9,8 milhões de gregos. As pesquisas mostram que, hoje, o Syriza não conseguiria atingir as 151 cadeiras necessárias para obter maioria. Precisaria negociar uma coalizão com legendas menores para indicar o primeiro-ministro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em comício, premiê diz que Syriza deixará 'Europa contra a Grécia'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!