Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

A pedido de Alckmin, Dilma acelera obra para transposição de águas em SP

.

BRASÍLIA, DF - A presidente Dilma Rousseff tomou nesta sexta-feira (23), atendendo pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), uma medida para acelerar a obra de transposição de águas da bacia do Paraíba do Sul ao sistema Cantareira visando ajudar no combate à crise hídrica em São Paulo. 

Em reunião no Palácio do Planalto, ela decidiu com sua equipe incluir a obra de interligação do reservatório Jaguari-Atibainha nos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). 

Com esta medida, a obra em São Paulo poderá ser contratada mais rapidamente pelo sistema de RDC (Regime Diferenciado de Contratação), agilizando a sua execução. Além disso, por estar na carteira de projetos do PAC, o empreendimento poderá contar com financiamento garantido de bancos públicos, do BNDES ou da Caixa Econômica Federal.

A obra, orçada em R$ 830,5 milhões, faz parte dos projetos para combater a falta de água em São Paulo apresentados à presidente em dezembro pelo governador paulista.

A previsão do governo de São Paulo é que a obra esteja concluída em setembro do próximo ano, aumentando a disponibilidade de água no Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, em 5,1 metros cúbicos por segundo. 

A obra de transposição foi pedida por Alckmin ao governo federal em março do ano passado. No fim do ano o governador voltou a solicitar ajuda da União para viabilizar a obra. Em reunião com Dilma no Planalto em novembro, o tucano apresentou um pacote para a realização de oito obras de infraestrutura, nos próximos três anos, ao custo de R$ 3,5 bilhões. Um grupo de trabalho chegou a ser formado para analisar as propostas e deliberar sobre os investimentos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber