Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Asteroide passa perto da Terra na segunda-feira (26)

.

Cientistas descartaram qualquer possibilidade de colisão - Foto: Divulgação/AEB
Cientistas descartaram qualquer possibilidade de colisão - Foto: Divulgação/AEB

O escritório de monitoramento de meteoros da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) informa que o asteroide identificado como 2004BL86, com mais de 600 metros de diâmetro, passará muito perto da Terra na segunda-feira (26).

Sua passagem se dará a 3.1 Distâncias Lunares (uma DL equivale a 384,401 km, distância entre a Terra e a Lua) e, segundo astrônomos, será a primeira vez que um corpo celeste de grandes proporções passa tão próximo do nosso planeta.

Todavia, os cientistas descartaram qualquer possibilidade de colisão, pois, neste caso, a noção de “muito perto” se restringe aos padrões astronômicos, uma vez que o 2004BL86 cruzará os céus a 1,2 milhão de quilômetros da órbita terrestre, algo como três vezes a distância da Terra à Lua.

Os moradores do hemisfério norte poderão ver o fenômeno com binóculos potentes ou pequenos telescópios. Ainda na segunda-feira, outro asteroide, o 2015AK45, com 23 metros de diâmetro, passa a 4.7 LD da Terra.

Na quarta-feira (29) e no sábado (31) mais dois asteroides se aproximam do nosso planeta, o 2015BE92 e o 2008CQ, à distância de 3.2 LD e 4.8 LD, respectivamente.

De acordo com a Nasa, em fevereiro três outros asteroides estão identificados para cruzar a órbita terrestre. O maior deles, o 2000EE14, com 1.6 km de diâmetro, passa a uma distância de 72.5 LD.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber