MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

​MPF pede anulação da redação do Enem por vazamento do tema

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí está pedindo, em ação civil pública na Justiça Federal, a anulação da 2ª fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e a aplicação de nova prova. O motivo é o vazamento do tema da redação para alunos,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2015, 16:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí está pedindo, em ação civil pública na Justiça Federal, a anulação da 2ª fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e a aplicação de nova prova. O motivo é o vazamento do tema da redação para alunos, constatado pela Polícia Federal em pelo menos quatro Estados: Piauí, Paraíba, Ceará e Maranhão.

continua após publicidade

Em liminar, o MPF também requereu à Justiça que suspenda imediatamente as etapas seguintes a aplicação da prova: inscrição no SISU, matrículas nas Universidades que adotam o Enem como sistema único de classificação e torne sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015. Foi solicitada ainda a aplicação de multa em caso de descumprimento da decisão. 

continua após publicidade

Tema da redação foi recebido por pessoas que iriam realizar a prova pelo menos duas horas antes de iniciada a prova.Foto: Facebook / Reprodução



O procurador da República, Kelston Lage, responsável pela  ação, disse ao Terra não ser possível determinar quantas pessoas tiveram acesso antecipadamente ao tema, sendo necessária a realização de nova prova para garantir o princípio da igualdade de disputa. "À PF, quatro estudantes confessaram terem recebido a prova por WhatsApp e repassado para outros grupos no aplicativo. Por isso, não se tem a dimensão do vazamento", explicou.

Ele conta ainda ter sido comprovado que houve tempo hábil para preparar a redação antecipadamente. "O que chamou a atenção é que um aluno foi flagrado, durante a realização da prova, na cidade de Timon (MA), com a cola da redação pré-elaborada. Ou seja, ele teve tempo de fazer a cola em casa, com antecedência", relatou Lage.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "​MPF pede anulação da redação do Enem por vazamento do tema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!