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Curitiba terá mais um trecho do BRT com cinco pistas

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A Linha Verde do BRT de Curitiba (PR) ganhará extensão de 3,39 quilômetros, ampliando em quase 10 quilômetros o sistema de vias exclusivas da cidade, transportando assim 90 mil passageiros por dia.

O investimento será de R$ 46,7 milhões, dos quais R$ 25,3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O restante será dividido entre a Prefeitura de Curitiba e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O edital para a obra foi lançado na última sexta-feira (16). A obra deve ter início em abril e tem prazo de 12 meses para ser finalizada.

Serão construídas cinco pistas: a canaleta (via exclusiva) do ônibus, duas vias marginais à canaleta e mais duas vias locais.

O projeto também prevê a requalificação das calçadas e execução de ciclovias e bicicletários de integração com o transporte coletivo.

e acordo com a prefeitura de Curitiba, a Linha Verde foi projetada para ser uma via de alto desempenho, tanto em capacidade de escoamento do tráfego, quanto de segurança para os usuários.

Os recursos da Linha Verde fazem parte do Pacto da Mobilidade Urbana, anunciado pelo governo federal em junho de 2013, totalizando R$ 50 bilhões para investimentos no setor em todo País.

À capital paranaense serão destinados R$ 3,6 bilhões para a execução de mais outros três projetos: a primeira linha do metrô da capital paranaense, a ampliação da capacidade e da velocidade das linhas de ônibus BRT e a requalificação da Linha Inter II.

Confira as fotos de obras em Mobilidade Urbana do PAC.

Do total de R$ 4,7 bilhões, a construção do metrô de Curitiba recebe R$ 3,2 bilhões do PAC 2, sendo R$ 1,8 bilhões do Orçamento Geral da União e outros R$ 1,4 bilhões de financiamento do governo federal.

A parceria com o governo do estado, prefeitura e iniciativa privada construirá 14 estações em um trajeto de 17,6 quilômetros.

Os trens terão capacidade para transportar 45 mil passageiros por hora e o tempo médio de viagem, que de ônibus leva cerca de 90 minutos, será reduzido para 16.




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