Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Vendaval e quedas de energia afetam abastecimento de água 

.

Foto: Sanepar Cascavel
Foto: Sanepar Cascavel

As regiões Oeste, Centro e Centro-Oeste do Estado registraram fortes vendavais na tarde dessa terça-feira (20). Em Guarapuava, uma nuvem densa de poeira tomou conta da cidade por volta das 16h30. Na Estação de Tratamento de Água da Sanepar na cidade, um pesado toldo foi levantado pelo vento e “vestiu” o prédio da estação. 

Além da sujeira e de possíveis estragos causados pelo vendaval, alguns municípios também tiveram quedas de energia e podem apresentar problemas no abastecimento de água.

Em Candói, a cidade está com o abastecimento de água comprometido durante essa quarta-feira, (21). Uma queda de energia ocorrida na terça-feira deixou a estação de tratamento de água sem operar das 16h às 21h. 

Hoje, a Sanepar está trabalhando para recuperar o sistema e, por isso, a população deve colaborar fazendo uso racional da água. Foz do Jordão também teve queda de energia. O sistema está operando normalmente, mas a população deve economizar água. 

Em Tibagi, o vendaval ocorrido na noite de terça-feira também causou queda de energia, que afetou a estação de captação de água da cidade. A estação estava sem energia elétrica até a metade da manhã desta quarta-feira. A cidade tem problemas de abastecimento e a previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado até o final da noite, desde que não haja novas quedas de energia. 

Segundo o meteorologista do Serviço Meteorológico do Paraná (Simepar), Cezar Gonçalves Duquia, estações meteorológicas do instituto apontaram temporais e ventos fortes em vários pontos do Estado. 

Na região de Telêmaco Borba, no Centro do Estado, houve registro de ventos com mais de 90 km/h. Na região de Guarapuava, os ventos chegaram a 80 km/h. O município de Goioxim também foi afetado pelos ventos fortes e a Defesa Civil informou estragos em vários imóveis, porém, o sistema de abastecimento de água na cidade não foi prejudicado. 

CAIXA-D’ÁGUA É PREVENÇÃO – A Sanepar e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientam que todo imóvel tenha reservação própria, pois a caixa-d’água previne a falta do produto, especialmente quando o desabastecimento ocorrer por razões emergenciais. 

A caixa-d’água deve ter reservação suficiente para atender as pessoas por, no mínimo, 24 horas. Uma casa com quatro moradores deve ter uma caixa de, pelo menos, 500 litros. 

Clientes da Sanepar que não possuem caixa-d’água podem ficar desabastecidos temporariamente quando ocorrem problemas ou manutenções na rede ou nas estações de captação e tratamento. Ao notar qualquer problema no abastecimento, o cliente deve verificar no site www.sanepar.com.br ou entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas e é gratuito.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber