MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Evo Morales assume seu terceiro mandato em cidade andina na Bolívia

LA PAZ, BOLÍVIA - O presidente boliviano, Evo Morales, 54, assumiu nesta quarta (21) o terceiro mandato em cerimônia na cidade andina de Tiwanaku, a 70km de La Paz e mais de 3,800m de altura.  Na quinta-feira (22) ocorre a posse oficial, na capital boliv

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2015, 12:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LA PAZ, BOLÍVIA - O presidente boliviano, Evo Morales, 54, assumiu nesta quarta (21) o terceiro mandato em cerimônia na cidade andina de Tiwanaku, a 70km de La Paz e mais de 3,800m de altura. 

continua após publicidade

Na quinta-feira (22) ocorre a posse oficial, na capital boliviana, com a presença de outros chefes de Estado latino-americanos, inclusive a presidente Dilma Rousseff. 

Com um discurso de fortes críticas ao capitalismo e ao imperialismo, que chamou de "filosofia de morte", disse que a modernização proposta pelos colonizadores causou o desaparecimento de várias populações indígenas nas Américas e tentou fazer com que os que sobreviveram abrissem mão de seus idiomas, sua música, seus alimentos, sua identidade, mas que, agora, os "milhões estavam voltando e mostrando que podem governar melhor que os descendentes dos conquistadores, "porque somos capazes de parar a destruição do planeta". 

continua após publicidade

Usando uma vestimenta tradicional que ele mesmo mandou confeccionar, no valor de 27 mil bolivianos (US$ 3.800), Morales passou por ritual de limpeza guiado por lideres amautas, diante do monólito da Pachamama, monumento central da cultura tiwanacota. 

O presidente levava na cabeça o ch'ucu, um gorro de quatro pontas com a figura do sol, a vestimenta contem detalhes em ouro. 

Diante de questionamento da oposição sobre os valores gastos na festa, Morales assumiu os gastos da roupa.

Além disso, uma guarda indígena composta por 300 homens e 300 mulheres compareceu à cerimônia de forma voluntária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Evo Morales assume seu terceiro mandato em cidade andina na Bolívia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!