MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em 2014, Brasil registrou 24,6 mil novos casos de hanseníase

BRASÍLIA, DF - O governo federal identificou no ano passado 24.612 novos casos de hanseníase no país, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.  O número representa uma queda em relação aos casos identificado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2015, 12:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O governo federal identificou no ano passado 24.612 novos casos de hanseníase no país, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. 

continua após publicidade

O número representa uma queda em relação aos casos identificados em 2013, mas indica um ligeiro aumento da prevalência de casos a cada 10 mil habitantes: de 1,42 casos nesse universo para 1,56. 

"Tivemos capacidade de diagnosticar aquilo que estava oculto", justificou o ministro Arthur Chioro (Saúde). 

continua após publicidade

"Quando a gente olha os 10 últimos anos, temos um declínio lento, gradual, mas consistente da enfermidade no nosso pais. Podemos falar que a tendência da hanseníase no Brasil é para a eliminação, para o controle", completou. 

A meta acordada com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é chegar a menos de 1 caso para o grupo de 10 mil pessoas. A partir desse patamar, entende-se que a doença está sob controle. O objetivo inicialmente foi projetado para o ano 2000. 

"Optamos pela sustentabilidade das ações, não por fazer o decréscimo rápido, mas com risco de retrocesso", ponderou Rosa Castália, coordenadora de hanseníase e doenças em eliminação do ministério. 

continua após publicidade


CAMPANHA NACIONAL 

Na manhã desta quarta, a pasta lançou campanha nacional de luta contra a doença. Serão usados cartazes, folhetos para profissionais da saúde e informações divulgadas na internet. "Quanto antes as pessoas descobrirem, mais cedo vão se curar", destaca a iniciativa. 

Rosa Castália destacou que a doença se concentra em Estados como Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. "Ela tem grande concentração na borda externa da região amazônica e alguns estados do Nordeste também", disse. 

continua após publicidade

Para ela, adoção de iniciativas descentralizadas para o combate da doença ajudou na redução de novos casos, o que vem ocorrendo desde 2003. Entre elas, estão a estratégia da saúde da família e diagnóstico de crianças matriculadas na rede pública.

No dia 25 de janeiro é celebrado o dia mundial contra a hanseníase. O ministro da Saúde reconheceu que a doença ainda enfrenta estigma e, assim como as demais doenças negligenciadas, está associada a situações de pobreza e dificuldade de acesso a serviços de saúde. 

A doença é transmitida pelas vias aéreas superiores e tem período de incubação muito longo, de até cinco anos. Entre os sintomas, estão manchas de diferentes colorações, perda de sensibilidade térmica e tátil. 

A doença tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em 2014, Brasil registrou 24,6 mil novos casos de hanseníase"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!