MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo autoriza obra de interligação do Paraíba do Sul com o Cantareira

BRASÍLIA, DF - A ANA (Agência Nacional de Águas) autorizou nesta sexta-feira (16) o início das obras de interligação da bacia do rio Paraíba do Sul com o sistema Cantareira.  O diretor-presidente da agência, Vicente Andreu, e representantes dos três Esta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2015, 17:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - A ANA (Agência Nacional de Águas) autorizou nesta sexta-feira (16) o início das obras de interligação da bacia do rio Paraíba do Sul com o sistema Cantareira. 

continua após publicidade

O diretor-presidente da agência, Vicente Andreu, e representantes dos três Estados que compõe a bacia do Paraíba do Sul - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas - aprovaram o relatório que conclui que o projeto é viável e não põe em risco a segurança hídrica da bacia. 

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, afirmou, depois do encontro, que as obras devem começar no fim de janeiro. 

continua após publicidade

De acordo com o secretário, a obra deve ficar pronta em março de 2016 e não vai comprometer o abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. Ele também negou que haja conflito sobre o assunto. 

Até então, técnicos da ANA vinham afirmando que a obra deve durar em torno de dois anos para ser concluída. 


NEGOCIAÇÕES 

continua após publicidade

O governo federal e os governos locais vêm discutindo soluções para a crise hídrica que afeta principalmente São Paulo desde abril do ano passado. 

Veio do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), a proposta de interligar as represas Jaguari, da bacia do rio Paraíba do Sul, e Atibainha, no Cantareira, proposta que teve resistência inicial do governo do Rio de Janeiro. 

Os governadores dos três Estados chegaram a um consenso e firmaram acordo sobre a obra no final de novembro, em encontro no STF (Supremo Tribunal Federal). 

continua após publicidade

Segundo a ANA, o relatório aprovado nesta sexta também propõe novas regras de operação dos reservatórios, que terão de ser discutidas com a sociedade antes de serem aprovadas. 


INTERLIGAÇÃO 

continua após publicidade

O rio Paraíba do Sul nasce em São Paulo, atravessa o Rio de Janeiro e Minas Gerais. No entanto, a obra vai se concentrar em São Paulo e será conduzida pelo governo local. 

Será construído um sistema de tubulações e bombeamento de água de Jaguari a Atibainha, em que o fluxo possa ir e voltar. Quando um dos reservatórios tiver excedente, a água será bombeada para a outra represa, e vice-versa. 

A operação de interligação entre os reservatórios das duas bacias só terá início quando as obras estiverem concluídas e começarem a valer as novas regras de operação dos reservatórios, frisou a ANA. 

O Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, caiu de 7,2% para 6,2% neste início de ano, quando era esperado que o nível dos reservatórios subisse. A Sabesp já admite a possibilidade de abastecimento alternado de regiões. 

O governador Geraldo Alckmin chegou a afirmar nesta semana que já está havendo racionamento, mas recuou no dia seguinte da sua declaração.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo autoriza obra de interligação do Paraíba do Sul com o Cantareira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!