MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Confraria do Garoto lava com arruda e água de cheiro porta da Petrobras

Mesmo com os portões fechados, por determinação da direção da Petrobras, a Confraria do Garoto – grupo formado por 13 homens que sempe homenageia e critica a quem merece –, do Rio de Janeiro, conseguiu fazer hoje (13) a lavagem simbólica da porta da sede

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 16:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mesmo com os portões fechados, por determinação da direção da Petrobras, a Confraria do Garoto – grupo formado por 13 homens que sempe homenageia e critica a quem merece –, do Rio de Janeiro, conseguiu fazer hoje (13) a lavagem simbólica da porta da sede da empresa, no centro do Rio de Janeiro. A confraria tem o mote o número de seus integrantes e promovem seus eventos sempre nos dias 13.

continua após publicidade

O xerife da confraria, fundada em 1974, Nelson Couto, disse que o ato reforça a defesa da Petrobras como patrimônio do povo brasileiro. Empunhando cartazes com frases “O petróleo é nosso” e “A Petrobras é nossa”, os confrades tentaram convencer o representante da segurança da estatal de nome Alberto (não disse o sobrenome) de que a intenção não era criticar ninguém. “Para isso, tem o Ministério Público, tem a Polícia Federal”, destacou Nelson.

Ele sustentou que a confraria, cuja tônica é o bom humor e a brincadeira constante, é neutra em relação às denúncias de corrupção na empresa.  “Nós somos neutros. Nosso negócio é água de cheiro e arruda”. Nelson Couto lembrou que foi a partir da campanha popular “O petróleo é nosso”, iniciada no final da década de 1940, que o então presidente Getulio Vargas criou a Petrobras. “Se o petróleo é nosso, a Petrobras também é nossa”, completou.

continua após publicidade

Ele espera que “algum milagre aconteça para salvar a Petrobras”. Segundo ressaltou, o objetivo da Confraria do Garoto é “sempre abrir caminhos". Acrescentou que "[a confraria] não é uma entidade, é um estado de espírito”, referindo-se à data  que é marca do grupo. Os membros da entidade costumam desfilar pelo centro do Rio de Janeiro em todas as sextas-feiras 13. Hoje, foi uma exceção, mas Nelson Couto destacou que é o primeiro dia 13 de 2015.

De acordo com o representante da Área de Segurança da Petrobras,  a ordem de impedir a entrada não foi específica para o grupo cultural carioca, mas procurou evitar a entrada no prédio de manifestantes que promoviam manifestação em local próximo, na Rua Henrique Valadares, na Lapa. “Parece que a intenção de  vocês é fazer um manifesto pacífico na porta da empresa”, disse Alberto a Nelson Couto. Embora o trato fosse amigável entre seguranças e os colegas da confraria, as grades permaneceram fechadas, vedando o acesso à escada da estatal, para a lavagem.

Como não teve acesso às escadarias, a confraria fez a lavagem e a varredura da empresa com galhos de arruda e pétalas de rosas na calçada mesmo, para “afastar os maus espíritos e o mau olhado”. Foram distribuídos pequenos galhos de arruda aos funcionários que entravam e saíam da companhia, na hora do almoço.

Fundada inicialmente por 13 homens, a confraria tem atualmente dez membros. O fundador, Júlio Ribeiro Júnior, que morreu hoje, está sendo velado no Memorial do Carmo, no Caju, na zona portuária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Confraria do Garoto lava com arruda e água de cheiro porta da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!