MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Projeto de lei de estudante do Paraná pode ser aprovado no Senado

Com 17 anos, a estudante Maria Cristiane Andrade vivencia a expectativa de ter uma proposta de lei, elaborada por ela e mais três jovens da mesma idade, aprovada pelo Senado. Durante uma semana, Maria Cristiane representou o Paraná no projeto Jovem Senado

Da Redação

·
Maria Cristiane passou uma semana em Brasília acompanhada da professora de sua escola (Foto: Arquivo Pessoal)
Icone Camera Foto por Reprodução
Maria Cristiane passou uma semana em Brasília acompanhada da professora de sua escola (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 13:09:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com 17 anos, a estudante Maria Cristiane Andrade vivencia a expectativa de ter uma proposta de lei, elaborada por ela e mais três jovens da mesma idade, aprovada pelo Senado. Durante uma semana, Maria Cristiane representou o Paraná no projeto Jovem Senador e, além de conhecer o funcionamento da Casa, os trâmites políticos, teve a oportunidade de elaborar uma lei destinada à preservação do meio ambiente. As informações são do G1.

continua após publicidade

“Foi uma experiência única e que espero que seja concluída com a sanção da proposta pela presidente Dilma”, diz a estudante que é de Campo Mourão, no centro-oeste do estado. Para evitar a utilização exagerada de água, Maria Cristiane e três jovens senadores - do Rio Grande do Sul, Amapá e do Ceará - elaboraram um proposta de lei para financiar construções de reservatórios de água da chuva ou a compra de cisternas.

Se aprovada, os reservatórios devem ser construídos com recursos da União que serão repassados aos governos estaduais, e estes transferirão o dinheiro para entidades dispostas a preservar o meio ambiente. Um convênio realizado pelas três esferas do processo. “Ao aproveitar a água da chuva, por mês, as instituições podem economizar até 60% da água utilizada. Em uma escola, por exemplo, dá para lavar pisos, calçadas, móveis e ainda utilizar nas descargas de banheiros. É uma atitude sustentável e muito barata”, defende a estudante. Junto com os reservatórios, a lei ainda inclui a realização de um novo método para a coleta seletiva, a capacitação de produtores rurais para evitar o desperdício de água e o desenvolvimento das comunidades locais. “Nós fomos divididos em quatro comissões, e cada grupo, composto por quatro pessoas, reuniu, em uma única proposta, as quatro ideias de leis. Após discussões, análises e plenárias chegamos a essa que contempla os interesses de quatro estados”, explica Maria Cristiane. “Foi um grande aprendizado. Aprendemos a negociar, defender as próprias ideias e, em alguns momentos, até a bater o pé para que a redação da preposição fosse aprovada sem mais nenhuma emenda”, acrescenta.

continua após publicidade


Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de lei de estudante do Paraná pode ser aprovado no Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!