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Equipes de resgate recuperam segunda caixa-preta de avião da AirAsia

SÃO PAULO, SP - As duas caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no mar de Java no dia 28 de dezembro, com 162 pessoas a bordo, já estão em poder dos investigadores, anunciou nesta terça-feira (13) um oficial indonésio. "O CVR (Cockpit Voice Recorder)

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 09:21:49 Editado em 27.04.2020, 20:04:07
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SÃO PAULO, SP - As duas caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no mar de Java no dia 28 de dezembro, com 162 pessoas a bordo, já estão em poder dos investigadores, anunciou nesta terça-feira (13) um oficial indonésio.
"O CVR (Cockpit Voice Recorder) foi encontrado e retirado do fundo do mar", declarou um responsável pelas buscas que pediu para não ser identificado. A caixa-preta com os dados de voo já havia sido resgatada na segunda-feira.
As caixas-pretas foram detectadas no domingo (11) a uma profundidade de entre 30 e 32 metros, mas não puderam ser recuperadas por estarem presas entre os destroços da aeronave.
Os dois dispositivos são fundamentais para entender o que se passou durante o voo e o que exatamente derrubou o avião.
QUEDA
O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia às 5h20 locais do dia 28 de dezembro e deveria chegar a Cingapura duas horas depois, mas caiu no mar de Java após 40 minutos de voo.
O avião transportava 162 passageiros, em sua maioria indonésios. Até o momento, 48 corpos já foram encontrados.
No dia do acidente havia formações de "cumulus nimbus", nuvens em forma de espiral com ar quente e úmido que geram fortes chuvas e raios.
O piloto chamou a torre de controle na Indonésia quando sobrevoava o mar de Java pelo sul de Bornéu e solicitou permissão para virar à esquerda e subir desde 32 mil pés de altitude até os 38 mil para fugir de uma tempestade.
A permissão foi negada, já que havia outra aeronave nas coordenadas pedidas pelo piloto.
Entretanto, a torre autorizou que o voo subisse para os 34 mil pés instantes depois, mas não conseguiu mais contato com a aeronave.
ESTOL
De acordo com uma fonte próxima às investigações, dados do radar da aeronave aparentemente mostram que o avião fez uma subida brusca para evitar as tempestades que assolavam a região e ficou num ângulo "inacreditavelmente" inclinado antes da queda.
Possivelmente, a manobra foi além dos limites do Airbus 320.
"Até agora, os números mostrados pelo radar são inacreditavelmente altos. Foi uma subida brusca, muito brusca. Parece estar além dos limites de performance da aeronave", disse.
Fóruns de discussão online entre pilotos discutem sobre supostos dados de um segundo radar, que sugeriria que o avião estaria voando 100 nós abaixo do recomendado e que, por isso, pode ter entrado em estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica.

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