MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Para cursinhos, novo formato ajudou alunos no segundo dia da 2ª fase da Unicamp

GUILHERME MAGALHÃES SÃO PAULO, SP - O segundo dia de prova da 2ª fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que ocorreu nesta segunda (12), foi exigente, mas sem o peso de anos anteriores, apontaram professores e coordenadores de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2015, 21:18:04 Editado em 27.04.2020, 20:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME MAGALHÃES
SÃO PAULO, SP - O segundo dia de prova da 2ª fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que ocorreu nesta segunda (12), foi exigente, mas sem o peso de anos anteriores, apontaram professores e coordenadores de cursinhos ouvidos pela reportagem.
Isso se explica pela mudança no formato da prova. Até o ano passado, eram 24 questões. Agora, são 18. Nesta segunda, os alunos responderam perguntas sobre matemática, geografia e história.
"A prova da Unicamp sempre foi conhecida pelo tempo apertado que o candidato tinha. Só isso [a mudança do formato] já melhorou bastante", afirma o professor Edmilson Motta, coordenador do curso Etapa.
"Antes era uma prova muito longa, agora é uma prova direcionada. Embora seja dissertativa, ela vai direto ao ponto", diz a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.
A professora cita, por exemplo, enunciados de matemática que pedem que o aluno "encontre o valor, encontre o número de soluções inteiras da equação, encontre os valores de x para os quais".
No geral, o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, considera que a prova desta segunda foi melhor que a do primeiro dia, no domingo (11).
"Ontem [domingo] não deve selecionar muito porque é muito rasa. Hoje [segunda], não. Hoje temos a exploração de temas variados e mais densidade."
A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro. Os convocados deverão fazer a matrícula não presencial nos dias 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente no site da Comvest, em formulário específico.
O segundo dia teve 11,8% de abstenção.
Nesta terça-feira (13), os candidatos farão provas de física, química e biologia.
MATEMÁTICA
"Foi uma prova mais acessível. Dois temas que costumam ser difíceis ficaram de fora: trigonometria e análise combinatória/probabilidades", afirma Motta.
Para Tasinafo, faltou contextualização na prova de matemática, algo que ocorre também no vestibular da Fuvest. "Colocam as questões de forma pouco próxima ao cotidiano do aluno. A única questão contextualizada foi a pergunta sobre multas e infrações de trânsito."
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Já as questões de geografia e história, segundo Tasinafo, foram bem contextualizadas.
"Geografia explorou uma questão sobre recursos hídricos que estávamos esperando, já que muito tem se falado sobre o assunto na imprensa. Só que na imprensa fala-se mais das reservas superficiais, como o Cantareira e o Alto Tietê. Mas e os aquíferos? Também são uma fonte de reserva, e estavam lá na questão."
Na prova de história, os professores destacaram a questão sobre os direitos civis. "O mais interessante dela é a comparação entre o papel da polícia do Estado na repressão em um período democrático, como vivemos hoje, e uma durante a ditadura. Trazia uma cédula onde aparecia a foto do [jornalista Vladimir] Herzog e uma de hoje perguntando onde está o pedreiro Amarildo", afirma Tasinafo.
Segundo ele, a questão permite "uma comparação adequada, que leva o aluno a um processo de reflexão".
A professora Vera Lúcia, do Objetivo, afirma que os assuntos pedidos são tradicionais, e não houve surpresas. A questão de geografia sobre imóveis fechados no centro de São Paulo permite um diálogo com a sociologia e mostra que a prova está "antenada" com as discussões do dia a dia.
O coordenador do Etapa lembra que a prova de história usou da análise de diversas linguagens, e surpreendeu com um tema: a Antiguidade Clássica. "É um assunto que está no programa, mas aparece pouco."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Para cursinhos, novo formato ajudou alunos no segundo dia da 2ª fase da Unicamp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!