Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Chalita aceita convite de Haddad para assumir secretaria da Educação

.

SÃO PAULO, SP - O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) informou nesta segunda-feira (12) à bancada do PMDB na Câmara Municipal que aceitará o convite do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para assumir a secretaria da Educação. 

O peemedebista se reuniu com os vereadores do partido em um restaurante da capital paulista no início da tarde desta segunda. No encontro, os vereadores pediram prioridade em projeto de lei que flexibiliza a oferta de vagas em creches. 

A expectativa é de que ele se reúna ainda nesta segunda com o prefeito para informar a decisão. O anúncio oficial da entrada do peemedebista no governo municipal deve ser feito também nesta semana. 

Segundo secretários e auxiliares do prefeito, Chalita tomou a decisão no final de semana, após conversas com Haddad e com o vice-presidente Michel Temer, presidente nacional do PMDB. 

Segundo a reportagem apurou, o acordo para a entrada do peemedebista no governo municipal envolveria também o lançamento de uma dobradinha PT-PMDB na disputa à sucessão da prefeitura de São Paulo em 2016. 

A costura partidária dificulta a possibilidade de a senadora Marta Suplicy (PT-SP) filiar-se ao PMDB para disputar a prefeitura de São Paulo. 

Nas eleições municipais passadas, Chalita foi adversário de Haddad, mas apoiou o petista no segundo turno. 

No final do ano passado, o peemedebista chegou a ser sondado para a secretaria estadual da Educação, mas não demonstrou interesse em assumir o posto. 

O novo secretário tem uma relação próxima com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e foi secretário da Educação em uma das passagens do tucano pelo governo de São Paulo. 


MUDANÇAS 

O convite para a pasta municipal, que foi articulado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faz parte de mudança ampla planejada pelo prefeito para a segunda metade de seu mandato. 

A ideia é fortalecer os laços com as bancadas do PMDB e do PSD na Câmara Municipal, já que nos dois últimos anos o prefeito enfrentou resistências para aprovar projetos estratégicos, como o reajuste do IPTU e o Plano Diretor. 

Desde o ano passado, Haddad tem oferecido postos no primeiro escalão para o PSD, como a secretaria de Turismo. A pasta foi oferecida ao vereador Marco Aurélio Cunha no ano retrasado e, agora, o deputado federal eleito Antonio Goulart foi sondado. 

O principal desafio de Chalita à frente da secretaria da Educação será o cumprimento da meta de construção de creches municipais, que não teve grandes avanços na gestão do atual secretário, Cesar Callegari.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber