Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Universidades estaduais ofertam vagas pelo Sisu

.

Entrada do Campus da Uenp, em Cornélio Procópio - Foto: Seti
Entrada do Campus da Uenp, em Cornélio Procópio - Foto: Seti

Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão consultar a partir desta segunda-feira (12), no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. Serão oferecidas mais de 200 mil vagas neste semestre em 128 instituições públicas de todo Brasil. 

Dentre essas, estão inseridas no sistema quatro universidades estaduais, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As inscrições poderão ser feitas na próxima semana (de 19 a 22), no sisu.mec.gov.br. 

A partir deste ano, a Unespar aderiu ao Sisu como critério de seleção para todos os seus sete câmpus (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). A instituição disponibiliza 50% do total de vagas existentes neste sistema, exceto para os cursos que exigem Prova ou Teste de Habilidade Específica, como é o caso de alguns cursos do Câmpus Curitiba I (Embap) e Câmpus Curitiba II (FAP). As vagas que não forem preenchidas pelo Sisu serão repassadas para os candidatos que se inscreveram para a chamada de vagas extraordinárias, obedecendo a ordem de classificação. 

A outra universidade que aderiu a este sistema de seleção para o ano letivo de 2015 foi a Unicentro. Com isso, 50% das vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sisu. A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%). 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, visando a ocupação de vagas dos cursos de graduação que não foram ocupadas por meio do Processo Seletivo Vestibular 2015, aderiu ao Sisu com a oferta de 10% das vagas de cursos de graduação dos câmpus de Cornélio Procópio e Jacarezinho. Letras Português/Espanhol - licenciatura e Pedagogia são os que mais oferecem vagas, ambos com 26 cada. 

Para o ano letivo de 2015, a Unioeste, pioneira entre as instituições estaduais de ensino superior, manteve sua participação no sistema utilizando 50% das vagas dos cursos de graduação disponibilizadas para ingresso pelo Sisu e 50% pelo Vestibular. 

O resultado do Enem será divulgado nesta terça-feira (13) no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em cerca de 1,7 mil cidades. 

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2014. É necessário que o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber