MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ataque em Paris foi o mais mortífero no país desde 1961

SÃO PAULO, SP - O ataque desta quarta-feira (7) à sede do semanário satírico francês "Charlie Hebdo", em Paris, que matou 12 pessoas, foi o mais mortífero do país desde 1961, segundo os jornais "Le Figaro" e "Le Monde". Naquele ano, o grupo OAS (Organiz

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2015, 19:41:28 Editado em 27.04.2020, 20:04:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O ataque desta quarta-feira (7) à sede do semanário satírico francês "Charlie Hebdo", em Paris, que matou 12 pessoas, foi o mais mortífero do país desde 1961, segundo os jornais "Le Figaro" e "Le Monde".
Naquele ano, o grupo OAS (Organização do Exército Secreto, em francês), colocou uma bomba na linha de trem entre Estrasburgo e Paris. Os artefatos explodiram em Vitry-le-François, na região de Champagne, fazendo com os vagões descarrilassem, matando 28 pessoas.
O OAS era formado por ativistas de extrema direita da França que eram contrários à independência da Argélia. Naquela época, o país vivia um processo de descolonização da França, que culminaria com a independência do país, em 1962.
Entre 1961 e 1962, a organização promoveu uma série de atentados, que tinham como alvo pessoas favoráveis à separação. Houve inclusive tentativas malsucedidas de assassinar o então presidente Charles de Gaulle.
Até hoje, o ataque com maior número de mortos na França desde 1961 era um atentado que aconteceu em julho de 1983 no aeroporto de Orly, em Paris. O ataque foi realizado pelo Asala (Exército Secreto para a Liberação da Armênia), um grupo de esquerda que pedia reparações pelo genocídio armênio.
A bomba foi colocada em bagagens depositadas no balcão de chack-in da companhia Turkish Airlines. Oito pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ataque em Paris foi o mais mortífero no país desde 1961"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!