Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Boko Haram toma base de força internacional no nordeste da Nigéria

.

SÃO PAULO, SP O grupo radical islâmico Boko Haram tomou neste sábado (3) o controle de uma base militar em Baga, no nordeste da Nigéria, que faz parte de uma força composta pelos nigerianos e por Chade, Camarões e Níger.
Segundo testemunhas, os militantes do grupo chegaram no início da manhã e por sete horas lançaram diversos ataques até que conseguiram forçar a fuga dos soldados e destruir a base militar, que fica ao lado do lago Chade.
Diante da chegada da milícia, centenas de moradores de Baga fugiram de barco para cidades do Chade. Em entrevista à AFP, Usman Dansubbu, que mora na cidade e fugiu para o Chade, disse que diversas pessoas morreram na ação.
As autoridades locais, porém, ainda não divulgaram nenhum balanço com o número de mortos. O Exército nigeriano também não confirmou oficialmente que os islamitas capturaram a base.
O Boko Haram, que em sua campanha de violência nos últimos cinco anos matou mais de 13 mil pessoas, especialmente no nordeste da Nigéria, já realizou vários ataques sangrentos em Baga.
A mílicia, cujo o nome significa em línguas locais "a educação não islâmica é pecado", procura estabelecer um califado islâmico no nordeste nigeriano, onde já tem várias localidades sob seu poder.
A influência na região também atinge países limítrofes. No sábado (3), o grupo reivindicou um ataque a um ônibus no norte de Camarões, que deixou 15 mortos. Em seguida, o Exército local fez bombardeios para tentar dispersar os extremistas.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber