Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Fortes chuvas atingem Fortaleza e interior do Ceará

.

LULY ZONTA
SÃO PAULO, SP - Castigado pela seca, com mais de 90% dos municípios em estado de emergência, o Ceará foi atingido por uma forte chuva na manhã deste sábado (3).
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre as 5h e as 14h, o acumulado de chuva foi de cerca de 55 mm na capital. Neste intervalo, choveu cerca de 45% da média do mês de janeiro em Fortaleza, um volume considerado recorde. Além da capital cearense, outros 32 municípios foram atingidos.
Em nota, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) informou que a chuva que banhou algumas regiões do Estado constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de um vórtice ciclônico de altos níveis e as chamadas ondas de leste.
O primeiro fenômeno é típico do período que antecede a estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste já dura duas semanas, levando algumas chuvas isoladas ao Ceará. Já o segundo sistema, que atua mais comumente nos meses de junho e julho, foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na região metropolitana de Fortaleza.
Ainda segundo o Inmet, o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz - foram 148 mm entre 5h e meio-dia, um índice considerado histórico.
Choveu também em regiões como Cariri, Inhamuns e Ibiapaba.
Foram registrados alagamentos e deslizamentos de terra, mas ninguém ficou ferido.
No Shopping Rio Mar, em Fortaleza, alguns setores foram interditados devido ao alagamento nos corredores provocados por rupturas no teto. Segundo a assessoria do empreendimento, o problema foi contornado e o movimento de turistas era intenso durante a tarde.
Há previsão de chuva a qualquer hora na região de Fortaleza, segundo o Climatempo, até a próxima quinta-feira (8).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber