MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Nível do Cantareira se mantém estável, diz Sabesp

SÃO PAULO, SP - O nível do volume de água do sistema Cantareira, um dos principais reservatórios da região metropolitana de São Paulo, se mantém estável nesta quinta-feira (1º). De acordo com boletim divulgado pela Sabesp, o reservatório opera com 7,2%

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.01.2015, 12:03:10 Editado em 27.04.2020, 20:04:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O nível do volume de água do sistema Cantareira, um dos principais reservatórios da região metropolitana de São Paulo, se mantém estável nesta quinta-feira (1º).
De acordo com boletim divulgado pela Sabesp, o reservatório opera com 7,2% de sua capacidade - mesmo índice registrado na quarta (31).
A pouca ocorrência de chuvas no último dia do ano fez com que o Cantareira não registrasse acúmulo de água.
A pluviometria acumulada no mês de dezembro foi de 165,5 mm, abaixo da média histórica do mês, que é de 220,9 mm.
A última queda no volume do Cantareira ocorreu na quarta (31), quando o nível do reservatório caiu de 7,3% para 7,2%. A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.
O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).
OUTROS SISTEMAS
Outro manancial que se manteve estável foi a represa de Guarapiranga, que fornece água para 4,9 milhões de pessoas. O reservatório opera com 40,6% de sua capacidade.
Já o nível dos mananciais Alto Tietê, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro tiveram queda no primeiro dia do ano.
O nível do Alto Tietê, que está em estado crítico, caiu 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. O reservatório opera com 12,1% de sua capacidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).
O Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, também teve uma diminuição de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema opera com 31,4% de sua capacidade.
Os sistemas Rio Claro e Rio Grande registraram as maiores quedas.
De acordo com a Sabesp, o nível do reservatório Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 32,5% de sua capacidade nesta terça após cair 0,5 ponto percentual nesta quinta. O reservatório de Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 71,9% de sua capacidade após cair 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Nível do Cantareira se mantém estável, diz Sabesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!